10/03/2011

Milagrário Pessoal - José Eduardo Agualusa

Sinopse: Iara, jovem linguista portuguesa, faz uma incrível descoberta: alguém, ou alguma coisa, está a subverter a nossa língua, a nível global, de forma insidiosa, porém avassaladora e irremediável. Maravilhada, perplexa e assustada, a jovem procura a ajuda de um professor, um velho anarquista angolano, com um passado sombrio, e os dois partem em busca de uma colecção de misteriosas palavras, que, a acreditar num documento do século XVII, teriam sido roubadas à "língua dos pássaros". Milagrário Pessoal é um romance de amor e, ao mesmo tempo, uma viagem através da história da língua portuguesa, das suas origens à actualidade, percorrendo os diferentes territórios aos quais a mesma se vem afeiçoando.
. A minha opinião: Palavras... Palavras que surgem, marcam e permanecem ou ainda palavras que são vãs, que não deixam rasto e desaparecem... A riqueza das palavras é o tema deste livro de Agualusa. Iara, é uma jovem linguísta que todos os dias tenta captar novas palavras que surgem em artigos da net, mas que não fazem parte do dicionário. É durante esta actividade que Iara detecta algo de anormal com as palavras e tenta investigar pedindo ajuda a um amigo/professor para a resolução do inigma. Assim, viajam em busca de tal resolução e deparam-se com aventuras que levam a caminhos não estranhos, mas muito interessantes sobre a origem das palavras... Esta não é uma leitura fácil, na minha opinião claro, às vezes o texto torna-se algo confuso, aparentemente disperso, uma leitura que requer muita atenção. No entanto é belo e apaixonante pelo tema que trata.
(opinião também publicada no viajar pela leitura)

2 comentários:

Ângelo Marques disse...

Este (foi adquirido por motivos muito pessoais) mas ainda se encontra na pilha de livros por ler... mas felizmente já não é o último!!
Agora com este post ainda mais vontade tenho de o ler... será que vai subir uns "degraus"?

Um abraço

Paula disse...

Eu acho que sim Ângelo :)