05/01/2011

a receita da FELICIDADE - Deepak Chopra

Titulo: A Receita da Felicidade Autor: Deepak Chopra Tradução: Joana Assunção Páginas: 104 PVP: 12,00€ .
O sentido da vida é a expansão da felicidade.
A felicidade é o objectivo último de todos os objectivos!
. Todos desejamos ser felizes. Contudo, o caminho para atingir a felicidade continua a ser um mistério para quase todos os seres humanos. Mais misterioso ainda é o segredo da felicidade duradoura que nenhuma circunstância negativa consegue diminuir. Ao longo destas páginas o autor oferece uma verdadeira Receita da Felicidade – sete estratégias práticas e eficazes para descobrir os verdadeiros segredos para uma vida feliz, mesmo nos momentos mais difíceis:
*Reconhecer a verdadeira felicidade e não aceitar nada menos que isso; *Encontrar a verdadeira auto-estima, que não depende de circunstâncias externas; *Regressar ao estado de alegria, paz e satisfação espontânea que nos pertence por direito; *Concentrar-se no momento presente e viver cada momento ao máximo;Experimentar a iluminação, pois até o mais breve vislumbre da consciência universal pode transformar a sua vida. .
Vivemos numa sociedade que parece querer convencer-nos de que a felicidade advém do sucesso – quanto mais bens materiais possuirmos, quanto mais objectivos atingirmos, mais felizes seremos. Mas a verdade é precisamente o contrário: o verdadeiro sucesso consiste em ser feliz.
. Sobre o autor:
Deepak Chopra é um dos autores mais conhecidos em todo o mundo na área do desenvolvimento pessoal e um pioneiro da medicina holística.
É autor de mais de 35 livros relacionados com saúde e espiritualidade, que se encontram publicados em mais de 30 países e contam com cerca de 20 milhões de exemplares vendidos.
Em 1999, foi considerado pela revista Time um dos «Cem Ícones e Heróis do Século».
Chopra nasceu em Nova Deli, em 1946, onde se formou em Medicina. Em 1970, emigrou para os EUA, onde se especializou em Endocrinologia. Ensinou na Tufts University e na Universidade de Bóston e ocupou lugares de chefia em diversos hospitais de renome. No início da década de 80, começou a interessar-se por meditação transcendental e medicina ayurvédica, o que o levou a desenvolver sistemas de cura e terapia alternativos. É um conferencista muito solicitado em todo o mundo e colabora regularmente com diversos media de destaque. É co-fundador, com o Dr. David Simon, do The Chopra Center for Wellbeing, na Califórnia, um centro dedicado à aplicação prática da sua forma holística de cura, combinando as formas tradicionais e alternativas de terapia com os preceitos da medicina ocidental, para promover o bem-estar emocional, espiritual e físico.

1 comentários:

Cristina Torrão disse...

Os pressupostos em que assenta este livro são de louvar. Interesso-me muito por psicologia e tenho aprendido que a auto-estima e a aceitação dos nossos desejos e das nossas necessidades é extremamente importante para nos sentirmos felizes. Normalmente, aprendemos, em criança, que devemos dar mais atenção aos outros do que a nós mesmos. De contrário, somos egoístas. Além disso, é muito feio elogiarmo-nos a nós próprios, mesmo quando fazemos algo bem feito.

Nada mais errado! Dar-nos a nós próprios o valor que merecemos, aumenta a auto-estima, o grande pilar em que assenta a felicidade. E claro que devemos praticar o bem e não prejudicar terceiros. Mas só quem se sente feliz consigo próprio, tem energia suficiente para ajudar realmente os outros.

A alegria, a paz e a satisfação espontâneas pertencem-nos por direito. Ignorá-las ou recalcá-las é meio caminho andado para depressões e esgotamentos.