29/06/2011

A Pequena Abelha - Chris Cleave

Opinão:
Chris Cleave traz-nos uma história muito séria e muito triste, contada de uma forma magistral, que em certos momentos leva-nos ao riso, no entanto enquanto estamos a rir, não deixámos de pensar na tristeza de tais situações que de tão tristes tornam-se tão cómicas…
A ironia, o humor a tristeza andam aqui de mãos dadas, talvez porque a vida também é assim…
O autor dá-nos a conhecer os seus personagens de forma original, ao mesmo tempo que crua e dramática. Personagens estes ligados por um acontecimento passado e que continuou presente até a chegada da pequena abelha.
O tema central do livro recai sobre os refugiados. Pessoas que chegam ilegalmente a um país e que são tratados de forma desumana! Fogem da sua dura realidade que, ao menos, conheciam para se depararem com uma realidade desconhecida, mas semelhante. Ninguém se preocupa ou questiona o porquê do abandono do país de origem, são apenas vistos como meros empecilhos que têm de ser devolvidos, mesmo que a sentença que estes terão à chegada do seu país seja a morte!
Este é um relato forte e verdadeiro que emociona e que por vezes diverte (como eu já referi), mas sobretudo faz reflectir sobre uma realidade que nos passa despercebida.
Uma leitura que aconselho sem reservas!
Excelente!

Sinopse:
Não queremos contar-lhe O QUE ACONTECE neste livro. Esta é uma HISTÓRIA MESMO ESPECIAL e não queremos desvendá-la.
Ainda assim, vai precisar de saber um pouco mais sobre ela para querer lê-la, por isso, vamos dizer apenas o seguinte:
Esta é a história de DUAS MULHERES. Os seus destinos vão cruzar-se UM DIA e uma delas terá de fazer UMA ESCOLHA terrível, o tipo de escolha que ninguém deseja enfrentar. Uma escolha que envolve vida ou morte. DOIS ANOS DEPOIS, elas encontram-se de novo. É então que a história começa verdadeiramente…
Depois de ler este livro, vai querer falar dele a TODOS OS SEUS AMIGOS. Quando o fizer, por favor, também não lhes diga o que acontece. Permita-lhes saborear a sua MAGIA.

Sobre o autor:
Chris Cleave foi jornalista, colunista, barman, marinheiro, professor e pioneiro da Internet. Incendiário, o seu romance de estreia, foi um bestseller internacional, tendo sido publicado em vinte países e vencido o Somerset Maugham Award em 2006, o Book-of-the-Month Club Award na categoria de primeiro romance e o Prémio Especial do Júri nos Prémios dos Leitores de França em 2007. Foi adaptado para o CINEMA, num filme protagonizado por Ewan McGregor e Michelle Williams.
Pequena Abelha foi um estrondoso sucesso de crítica e público em todo o mundo, tendo liderado a lista de bestsellers do The New York Times e sido considerado um dos melhores livros do ano por diversas publicações, entre elas, o The Independent. Está também a ser adaptado para o cinema, num filme protagonizado por Nicole Kidman.*

*informação sobre o autor retirada da wook

Texto também publicado no blogue viajar pela leitura

2 comentários:

Catarina disse...

Concordo plenamente.

Adorei o livro e recomendo.

Não deixem de ler.

isa disse...

já li algures a falarem muito bem deste livro
ao ler aqui o início do texto do post, nem fiquei muito curiosa, achei que a história não me seduz em nada. mas já que recomendam, pelo menos devo tentar! :)