11/09/2012

Goodbye, Columbus e cinco contos de Philip Roth


Goodbye, Columbus
e cinco contos
de Philip Roth
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 304
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722049191



"A PRIMEIRA VEZ QUE VI A BRENDA, pediu-me que lhe tomasse conta dos óculos. Deu uns passos até à extremidade da prancha de saltos e fitou a piscina com olhos enevoados, até podia estar vazia, que a Brenda, míope como era, não teria dado por nada. Fez uma belíssima entrada na água e, passado um momento, estava a nadar de regresso à margem da piscina, a cabeça, de cabelos curtos e acobreados, erguida no prolongamento de corpo como uma rosa na ponta de um caule comprido."


Goodbye, Columbus conta-nos uma história de um amor veranil entre dois jovens, Neil e Brenda, jovens de pólos extremos em tudo que se possa imaginar, pólos que se evidenciam na sua extra relação. O peso das classes sociais a sua hierarquização entram em rota de colisão com este amor, num desfecho emocionante, mas, que seria o mais previsível.

Philip Roth não escreve nada mal, nada mesmo quando o leitor se aperceber estará totalmente ligado à sua escrita, às suas histórias. Digamos impossível resistir.
Os cinco contos são tão bons ou melhores que o próprio livro, são um extra para se dar mais uns euros pelo livro, mas que valem bem a pena.

Os cinco contos são:
"A conversão dos judeus”, “O defensor da fé”, “Epstein”, “Não se conhece um homem pela canção que canta” e “Eli, o fanático”.

Recomendo.

0 comentários: