18/10/2012

As cinquenta sombras mais negras de E.L. James

Opinião:

As cinquenta sombras trata-se de uma trilogia, sendo este o 2º livro.
Confesso que não li o 1º e foi com alguma surpresa que recebi da editora o 2º.  Não é  por não ter uma mente aberta que não leio certos géneros literários, e nem  gosto de criticar e falar mal daquilo que não leio e desconheço, mas como o tempo não é muito tento ser o mais selectiva possível quanto às leituras que faço, se são as editoras a enviar é óbvio que leio e opino.

Sei que esta trilogia está a fazer o maior fervor em todos os países em que foi editada, é um sucesso,  aliás está a ser  um fenómeno literário.

É lógico que o que atrai uns não atrai outros, é mesmo assim.

Em relação a este livro, perdi uma parte da história dos principais personagens porque não li o 1º. Mas não senti assim nada de relevante que não conseguisse apanhar neste 2º livro, porque basicamente a narrativa resume-se ao sexo entre os personagens.  Christian Grey é um homem super rico, mas, que tem traumas graves, é um Grey por vezes sádico, submisso, intocável, com tendências Edipianas, ou seja nunca se sabe qual vai ser a sua reacção perante certas situações,  e é a namorada Anastasia Steele que tenta ajudá-lo.

Em suma é uma história que eu acho que tem uma carga psicológica muito intensa e complexa, em que Grey vai quebrando pouco a pouco através da primeira mulher que lhe diz algo, ou seja apela aos seus sentimentos. Não se consegue saber 100% quais os seus traumas, percebe-se alguns, mas vê-se que ele psicologicamente e fisicamente foi muito afectado em pequeno, tem um lado negro desconhecido. Como ajudá-lo a quebrar estas “barreiras psicológicas”, é o que tenta a namorada e o médico que o está a seguir.

Como vai terminar, não se sabe, só lendo mesmo a trilogia completa.

E com esta leitura posso dizer que consegui fazer a vontade a muitas meninas ao ler este livro.

Para os amantes deste género literário tenho a certeza que vão adorar, assim como gostaram do 1º livro. 

4 comentários:

Ivonne Zuzarte disse...

Gostei muito da opinião. Para quem não gostava, conseguiu expressar-se bem!
Concordo que este 2º volume tenha mais cenas eróticas, mas tem uma carga psicológica muito grande e muito mais "romântico" que o 1º ;)
adorei saber pormenores acerca do passado dele! Vamos esperar para ver o 3º!

Ângelo Marques disse...

Odete, este não será para mim :(

Odete Silva disse...

Pois não Angelo ah ah ah...

Odete Silva disse...

Obrigada Ray :)