11/12/2012

As Cinquenta Sombras de Grey, E L James


Opinião:
Depois de tanto alarido à volta deste livro e de ler tanta crítica negativa sobre o mesmo lá fui eu ler. Pois não me agrada falar de algo que desconheço!
O livro tem 547 págs e consegue-se ler muito rápido. Li em algumas horas, não porque fiquei presa à escrita, mas porque queria despachar esta leitura. É uma narrativa que não apela a reflexões, não se aprende nada, pois o vazio é  aqui característica dominante!
As personagens são mal caracterizadas, a escrita é irritantemente básica e muito muito repetida e a história principal resume-se ao sexo entre os personagens!
Portanto, se o leitor pretende ler sexo explícito vai encontrar umas linhas interessantes sobre o assunto. Fora isto não encontrará nada mais!


As criticas da imprensa são estas, o que acho de um exagero tremendo!!

“De um dia para o outro, As Cinquenta Sombras de Grey tornou-se sensação entre o círculo das mães jovens e atraentes e chegou ao top dos bestsellers do New York Times. Este romance erótico pôs as gravatas cinzentas no primeiro lugar da lista de compras de muitas esposas, na esperança de que os respectivos maridos viessem a imitar a personalidade obsessiva, imperiosa e intimidante de Grey, com muitas a admitirem que o livro lhes despertou um desejo intenso por sexo com os companheiros.”
The Daily Mail

“As Cinquenta Sombras de Grey, romance erótico de uma autora desconhecida, foi descrito como pornografia para mamãs ou como uma espécie de Twilight para adultos e, por todo o lado, tem deixado as mulheres eléctricas, de tal forma que, em três tempos, o fenómeno se espalhou no Facebook, nos ginásios ou nos eventos escolares dos filhos. Os editores referem que o burburinho que acompanha As Cinquenta Sombras de Grey faz lembrar o que se passou com o Código Da Vinci ou com Comer, Orar e Amar. A diferença é que este livro é responsável por uma outra coisa: apresentou às mulheres habituadas a ler ficção comercial e sem novidade um novo estilo de romance erótico, explícito e de uma ardência ofegante. Nos subúrbios de Nova Iorque, Denver e Minneapolis, as mulheres que devoraram a trilogia afirmam sentir os efeitos benéficos em casa. Segundo Lyss Stern, a fundadora do site DivaMoms.com e uma das primeiras fãs da série, o livro está a reavivar a chama de muitos casamentos. ‘Acho que ler o livro nos faz sentir sexy outra vez’.”
The New York Times

“Novos e velhos, médicos e crentes praticantes, homossexuais e heterossexuais – estamos só a falar dos HOMENS que devoraram este oh! tão atrevido As Cinquenta Sombras de Grey, uma trilogia erótica que conquistou milhões de mulheres numa questão de semanas.”
Washington Post

Comentário anteriormente publicado no blogue ...viajar pela leitura...

2 comentários:

Ângelo Marques disse...

um livro "oco" logo um best seller, tem lógica ;)

Paula disse...

Pois é Ângelo, mas temos de respeitar quem gosta, nem todos gostamos do mesmo. Talvez compre os outros dois, para figurarem na estante dos livros com bolinha vermelha :D