11/12/2012

Feira do livro de Braga 2012



Mais um ano, mais uma feira, uma nova data. A organização colocou ao dispor da feira uma estandardização das estantes e espaços dos expositores o que de uma forma geral é benéfico para todos, aqui fica um aspecto positivo e devo acrescentar para aqueles que aqui quiserem desistir desta leitura que este aspecto mais o factor de existir estacionamento gratuito (salvo os ditos arrumadores do parqueamento automóvel) e com fartura serão os raros aspectos positivos deste certame.
O local é o do costume o velhinho P.E.B. onde se tenta revitalizar não sei bem o que, no dia que visitei a feira e contrariamente ao que os organizadores esperam estava mais quente no exterior que no interior, nem com os aquecedores aquilo lá vai...
A informação a dita propaganda do evento não circula, estática em alguns cartazes, tem de ser o utente a procurar a informação, pelos vistos estiveram nomes interessantes da escrita actual portuguesa, mas o destaque mesmo no programa oficial é feito em letras minúsculas e sem o mínimo intuito de convidar os leitores. 
Os expositores, parte viva da feira, rareiam é com muita pena que percorri e vi estampado no rosto a desilusão de quem, com muito esforço, tenta dar ânimo a um evento moribundo, mereciam mais, muito mais.

Só me resta dizer que a nova data até tem algumas vantagens tentar que nesta época o livro esteja mais presente na noite de consoada ou no dia de natal, mas para tal acontecer a feira tem que ir ter com os cidadãos a feira tem que ir para a RUA.

1 comentários:

Vasco disse...

Eu fui a esta feira e achei a organização bastante superior à do ano passado. Não obstante, os grandes editores juntaram-se num espaço único e aberto. Achei essa situação um pouco estranha, porque senti a falta de procurar os destaques e promoções presentes em cada grupo editorial.
Talvez por isso, à excepção dos livros infantis, as minhas compras foram todas efectuadas no stand da Europa-América.