22/02/2013

Civilização publica romance que deu Pulitzer a Jane Smiley

Titulo: A Herdade
Autor: Jane Smiley
Páginas: 456
PVP: 15,90€

A Herdade – Jane Smiley [ESTE ROMANCE VENCEU O PULITZER E O NATIONAL BOOK CRITICS’ CIRCLE AWARD]

SINOPSE: O romance A Herdade, best-seller vencedor do prémio Pulitzer, foi escrito por uma das maiores romancistas americanas da atualidade. A propriedade de Larry Cook é a maior de Zebulon County, Iowa, e um reflexo do seu trabalho e perseverança. De um momento para o outro, Larry, um homem orgulhoso e possessivo, decide reformar-se e doar a propriedade às suas três filhas, numa atitude pouco típica do seu temperamento. Ginny e Rose, as filhas mais velhas, ficam surpreendidas com a atitude do pai mas ansiosas por aceitar. Caroline, a mais nova, tem algumas dúvidas e, de imediato, o pai exclui-a. Em A Herdade, Jane Smiley transpõe a história de O Rei Lear para a atualidade e, ao fazer isso, lança uma nova luz sobre o original de Shakespeare ao mesmo tempo que o transforma de forma subtil. Este romance surpreendente foi galardoado com os dois prémios literários mais prestigiados da América, o Prémio Pulitzer para ficção e o National Book Critics’ Circle Award.
 
O romance com que a autora venceu Pulitzer é uma adaptação do Rei Lear de Shakespeare
Civilização publica A Herdade de Jane Smiley

A propriedade de Larry Cook é a maior de Zebulon County, Iowa, e um reflexo do seu trabalho e perseverança. De um momento para o outro, Larry, um homem orgulhoso e possessivo, decide reformar-se e doar a propriedade às suas três filhas, Ginny, Rise e Caroline, numa atitude pouco típica do seu temperamento. A Herdade, o romance com que Jane Smiley venceu o Pulitzer, é uma adaptação contemporânea do Rei Lear. Foi adaptado ao cinema e interpretado, entre outros, por Michelle Pfeiffer, Jessica Lange ou Jason Robards.
Considerada uma das maiores autoras contemporâneas norte-americanas, o novo romance de Jane Smiley chega a Portugal com ótimas críticas por parte da imprensa internacional. “A Herdade é um romance forte e intrincado […] soberbo”, escreve o Sunday Times. “Ficção épica do mais alto nível, realista, intenso e completamente viciante.”, acrescenta a Literary Review. “Poderoso, comovente, íntimo e envolvente.”, conclui o New York Times.
O seu último romance, Vida Privada, publicado pela Civilização em setembro de 2011, tinha por pano de fundo os grandes acontecimentos da história americana – da Guerra Civil à Segunda Guerra Mundial.
Jane Smiley nasceu em Los Angeles, na Califórnia, e viveu em vários sítios antes de tirar o bacharelato no Vassar College, em 1971. Passou um ano a viajar pela Europa e regressou aos EUA para tirar a licenciatura em Iowa, onde viria depois a ensinar. É autora de vários romances, incluindo Vida Privada e A Herdade, vencedor do Prémio Pulitzer, em 1992, de ensaios e de livros de não-ficção. Entrou, em 2001, para a Academia Americana de Artes e Letras e recebeu, em 2006, o prémio PEN USA Lifetime Achievement Award for Literature. Atualmente, vive no Norte da Califórnia.
Mais informações em: http://web.mac.com/therealjanesmiley/iWeb/Site/index.html
 
 O TÍTULO MAIS RECENTE DA AUTORA PUBLICADO PELA CIVILIZAÇÃO:
 
 Vida Privada
Setembro de 2011
 

0 comentários: