27/02/2013

Nas Asas do Amanhã de Sarah Sundin



Opinião:
O livro “Nas Asas do Amanhã” encerra  a série “Asas da Glória”, mais uma vez gostei, por se tratar de uma narrativa que acompanha a Segunda Guerra Mundial, um tema sobre o qual gosto bastante de ler.
E desta vez a história vai focar-se no terceiro  irmão Novak, que é um excelente instrutor de pilotos de B-17, mas Raymond prefere a segurança de ser pastor na igreja do que os desafios de enfrentar a Guerra nos ares a pilotar os aviões. Mas quando se aproxima da viúva Helen Carlisle e se sente atraído por ela  vê que as coisas não são tão simples como aparentam, resolve conquistá-la mostrando que não é cobarde e vai arriscar a sua vida na guerra como os irmãos e os amigos. Enfrentando desafios pelos quais nunca pensou vir a passar.
Este livro aborda outro tema muito complexo e doloroso que é a violência doméstica. Na qual Helen sofreu nas mãos do marido e não quer que o filho pequeno se torne igual ao pai, luta todos os dias para que tal não aconteça mas não é fácil uma vez que vive com os sogros, tem que se libertar destas pessoas que a oprimem e não deixam dar a educação que ela quer ao filho, sendo ela própria dependente financeiramente deles, como poderá libertar-se? A sua única esperança Ray partiu.
Mais uma vez a autora demonstrou  ter o dom da escrita, pois consegue colocar-nos nos cenários daquela época e fazer-nos sentir empatia pelas personagens.  Se está a fazer uma discrição de quando os aviões estão no ar em combate, quase sentimos o que eles visualizavam e estavam a viver no momento em que eram atacados ou quando atacavam os inimigos, as descrições do que se passava no cockpit são realistas, e depois também o que eles faziam quando chegavam ao acampamento militar, ocupavam o tempo livre  a escrever cartas às namoradas ou esposas.
Por outro lado temos as mulheres que se dedicavam ao  voluntariado, muita coisa havia para fazer e ajudar aqueles que se encontravam a lutar, ou a ajudar quem tinha perdido ente queridos na guerra.
Uma história muito emotiva, comovente, com personagens realistas, corajosas, aventureiras, cheias de esperança, e que mostra que existem segundas oportunidades na vida,  mais uma vez este livro como os anteriores foca o drama familiar e a tragédia, mas também o amor e como lutar por ele. Lê-se muito rapidamente, pois envolvemo-nos de tal maneira que quando olhamos já terminamos o livro e esta espectacular trilogia, gostei muito, recomendo.


0 comentários: