24/03/2013

O Diabo e a Gemada de Sveva Casati Modignani


Opinião:
Gosto imenso de ler livros autobiográficos. Por isso deu-me imenso prazer ler “O Diabo e a Gemada”, algumas das memórias da autora Sveva enquanto criança. Soube-me a pouco, gostava que o livro fosse maior e com mais histórias suas já em adulta.

Mas o que li apreciei bastante, para já é passado no tempo de guerra, uma época sobre a qual adoro ler. Sveva conta-nos as suas pequenas traquinices e “caprichos”, todas as histórias estão relacionadas com a comida, havia escassez de alimentos, por isso a sua avó e mãe aproveitavam todos os restos que sobravam de uma refeição para inventarem outra no dia seguinte. Descreve-nos como os pratos eram confeccionados, o que Sveva gostava e o que detestava, isso continuou até aos dias de hoje.

Uma narrativa em que os afectos são abordados, a sua relação de cumplicidade com a avó compensava  a frieza da parte da mãe, que lhe dava uma educação bastante rígida e fria, já o pai transbordava de amor pela sua menina, que tão bem recorda e relata, mas não se livrou de uma valentes palmadas, quer da avó, da mãe ou do pai quando achavam necessário. São recordações de infância e momentos únicos que nunca foram esquecidos, tem muitas cenas caricatas próprias de uma menina, as quais me fizeram rir e sorrir muitas vezes.

Conta-nos sobre as superstições e crenças religiosas que as pessoas tinham na altura, que foram mudando ao longo do tempo. Quando Sveva se portava “mal” e fazia alguma traquinice a avó dizia logo que tinha “o diabo no corpo” e em resultado iam ter com o padre para que abençoasse a menina, pois eram uma família muito religiosa. Conseguimos visualizar perfeitamente as cenas e imaginarmos o que sentia pois a escrita da autora é tão simples e fluída que nos embala nesta história sobre a sua vida.

No fim tem as receitas de culinária, fiquei com vontade de experimentar algumas delas.
Um livro que me absorveu numa noite, pois lê-se num ápice, só que fiquei com vontade de conhecer muito mais da autora, não só sobre estas memórias de infância até aos 10 anos, quiçá Sveva não venha escrever mais um livro, sobre a sua vida em adulta. Gostei muito.

(O meu livro favorito da autora - A Viela da Duquesa)

Pode ver a página da autora no facebook: aqui


0 comentários: