21/04/2014

O Atentado, de David Baldacci (opinião)



Opinião:
O Atentado é o segundo volume da série «Robie», quem leu o livro anterior do autor Os Inocentes, já conhece o protagonista Will Robie um assassino profissional ao serviço do estado, eficiente, cumpre as ordens sem questioná-las. Nesta narrativa tem como missão encontrar e eliminar uma ex-companheira assassina profissional tal como ele, mas que supostamente deixou o estado, traindo o mesmo, e pelos vistos tem como missão eliminar membros da agência CIA.
É imperativo que Robie a encontre o mais rapidamente possível, só que ele sabe que esta missão vai ser muito difícil pois Jessica Reel está ao mesmo nível dele, são ambos muito bons naquilo que fazem e ambos muito inteligentes, e poderá passar de caçador a presa, pois Jessica está sempre um passo à frente, trata-se de um jogo do gato e do rato, quem sairá vencedor? Esta perseguição vai fazer com que as cenas protagonizadas entre ambos sejam repletas de acção e tensão.
Há medida que Robie avança na procura e na investigação apercebe-se que algo não está certo, algo maior e mais grave está por detrás disto tudo, que querem esconderem a todo o custo, afinal em quem é que ele pode confiar? Vai descobrindo conspirações, espionagem e traições de quem não estava à espera e começa a duvidar se pode realmente confiar em quem lhe dá as ordens. Mais mortes vão acontecendo ao longo do livro, sempre cheio de surpresas no virar de cada página, nunca se sabe o que vai acontecer a seguir, onde nada é o que parece.
O autor imprime realismo no livro ao mencionar conspirações em volta da cimeira internacional onde os lideres dos países do G8 se vão reunir, num grande país como EUA, o cenário é perfeito para um atentado. Mencionando também  o médio oriente e os conflitos graves existentes.
Robie mostra que apesar de ser um assassínio, à parte disso, tem sentimentos e valores que fazem com que se crie empatia por ele, a sua preocupação patente por Julie a jovem por quem se sente ligado, responsável do livro anterior, continua a preocupá-lo e quer que ela esteja em segurança. E também não consegue deixar de se preocupar pela agente especial do FBI Nicole Vance, que começa a investigar os homicídios, só que isso pode fragilizar a sua segurança, expor  não só a vida de ambas, como colocar a dele em risco, pois não se concentra cem por cento na missão que tem em mãos.
Somos assim arrastamos num enredo em que o suspense que o autor cria em torno das personagens envolvidas não falta, cheio de acção, escrito num ritmo acelerado, alucinante, em que as personagens se movem constantemente de um lado para o outro, cheio de reviravoltas, também os capítulos curtos tornam a narrativa numa leitura rápida. Um livro com cenários cinematográficos, que facilmente visualizamos e imaginamos transformado num filme de acção.


0 comentários: