19/05/2014

A Informacionista, de Taylor Stevens (opinião)



Opinião:
O primeiro livro da autora de uma série, que começa com A Informacionista, segue-se Os Inocentes e A Boneca, todos com a mesma protagonista Vanessa «Michael» Munroe.
Vanessa é altamente qualificada e profissional nos serviços que presta a grandes empresas, ela consegue trabalhar em qualquer parte do mundo e obter o que quer, nada a detém nem vira costas, e quanto maior for o desafio, mais interessante ele se torna para  ela.
Pelas suas altas qualificações é contactada para procurar uma jovem desaparecida em África, a terra onde se sente em casa, pois é um lugar que conhece bem, foi onde cresceu.
Depois de tantas tentativas sem sucesso, e sem conseguirem achar rasto da jovem Emily, Vanessa é a última esperança para este cliente desesperado na procura da filha, acaba por aceitar o caso, pois intriga-a ninguém saber se a jovem está morta, ou viva.
E é assim que vamos ser envolvidos por esta protagonista, que nos leva aos confins de África, numa busca incessante, Vanessa guarda os seus segredos mais obscuros, os seus fantasmas do passado vão voltar, pois foi onde o seu maior pesadelo aconteceu, mas mesmo assim nada a demove, colocando a própria vida em perigo, nesta procura da jovem desaparecida, vai acompanhada, por exigência do seu cliente, de um amigo de família que considera a jovem como filha, algo que a incomoda, pois gosta de trabalhar sozinha sem ter que se preocupar com outros, para ela é mais fácil mover-se sem ter outras pessoas perto.
Trata-se de uma aventura alucinante pelo meio da selva de África, onde o calor é insuportável, onde as doenças podem apanhar qualquer um, os perigos são constantes e espreitam em cada esquina, não se pode confiar em ninguém, nem mesmo na policia, onde tudo se rege sem regras, onde existe corrupção e se consegue o que se quer a troco de dinheiro, um mundo à parte do resto, sem dúvida. É no meio disto tudo que Vanessa aterra, nada para o qual não esteja preparada, talvez só não esteja preparada para reencontrar pessoas ligadas ao seu passado.
A dada altura nesta narrativa a autora consegue fazer com fiquemos a duvidar de tudo e de todos e já não sabemos se podemos confiar nas personagens que rodeiam Vanessa, e nas quais ela procura algum apoio, questionamos-nos e começamos a duvidar, até mesmo daqueles que foram seus amigos no passado e que reencontra de novo, assim como daqueles que a acompanham nesta odisseia, mas é disso que gosto num livro.
Uma narrativa que no inicio não se apresenta de ritmo rápido, depressa nos prende há medida que vamos acompanhando investigação da protagonista, que começa a ver que nada do que parece o é, será  que está a ser enganada por alguém? a história do desaparecimento da jovem Emily, está envolta num mistério tão grande... será que existe alguém por detrás que não quer que seja desvendado? o que faz com que Vanessa corra perigo de vida.
Um enredo que nos prende, cheio de acção, com uma protagonista que se transforma e adapta às situações, que cativa e surpreende, pois ela própria é um mistério que nos vai sendo desvendado ao longo do livro, achei que tem um pouco de mercenária não olhando a meios para atingir os fins, mas é isso que a torna tão interessante.
A Informacionista é um thriller empolgante e envolvente, que não deixará de agradar aos fãs do género, gostei imenso, espero continuar acompanhar esta protagonista tão peculiar nas suas aventuras nos próximos livros, e quiçá ver ver a adaptação do livro em cinema.

Pode ver o livro aqui

 

0 comentários: