13/08/2014

Amor, Açúcar e Canela, de Amy Bratley (opinião)



Opinião:
Amor, Açúcar e Canela, é um romance dos dias actuais, mas a sua história é baseada nos guias femininos dos anos 50.
Juliet muda-se juntamente com o namorado para uma casa alugada só deles, mas precisamente nesse dia Juliet descobre que o namorado a traiu com a sua amiga, com quem viviam ambos.
Termina o relacionamento, fica destroçada, sem saber que rumo dar à sua vida, agora que pensava que tinha encontrado a felicidade ao partilhar um lar com alguém, o mundo desaba aos seus pés.
Ao tentar arrumar as suas coisas, encontra o livro preferido da avó que a criou, um guia sobre artes domésticas – Sugestões Caseiras para Um Lar Mais Feliz, e no meio desse livro uma carta que vai desvendar um segredo que a deixa simplesmente pior, descobre que a sua família tão pouco convencional durante anos lhe escondeu algo muito importante.
Narrado pela protagonista Juliet, vamos tendo a percepção da sua vida passada, Juliet tem vários traumas de infância, carente de afectividade, pois foi abandonada pela mãe, após a morte do pai, e descobrir de repente que lhe esconderam verdades, ainda a vão abalar mais, traumas esses que a tornaram numa pessoa instável, insegura, influenciável, desorganizada. A sua passividade e sua condescendência com os outros, deram-me uma enorme vontade durante a leitura de a abanar para agir de outra forma, sem se deixar influenciar e tomar atitudes certas, quer no trabalho, quer na vida pessoal.
Podia crescer e aprender com esses mesmos erros, mas o facto é que cai sempre nas mesmas asneiras e acredita em quem não deve, e duvida de quem lhe quer bem.
O livro da avó que é como uma bengala ao qual ela se agarra, faz com que desperte a arte que tem em si, e como todos os trabalhos manuais que são uma terapia, pois enquanto a pessoa se dedica a eles não pensa noutra coisa, Juliet dedica-se à costura a fazer algo com tendência vintage, não sabendo que será um sucesso entre as donas de casa. Algo que a fará tornar-se independente e quiçá crescer mentalmente.
Amor, Açúcar e Canela, é uma narrativa leve, sobre traição, mentiras e segredos de família, com algumas personagens caricatas, engraçadas como a tia de Juliet, a Joy e a melhor amiga Imogen, já com Juliet não cheguei a criar empatia. Gostei do enredo achei envolvente, o que torna este livro numa agradável leitura, que nos absorve com todos os problemas desta protagonista e daqueles que de alguma forma fazem parte da sua vida, que me fizeram sorrir algumas vezes.
Achei  giro no inicio de cada capitulo estar sempre mencionado sugestões, conselhos para tornar o lar mais feliz, várias publicações dos anos 50 e 70, em que as donas de casa como a avó de Juliet o seguiam à risca. 

Se vai ausentar-se de casa durante algum tempo, deixe tudo em ordem antes de partir – será um prazer regressar a uma casa limpa e organizada. 
America´s Homemaking Book, Marguerite Dodd, 1957

Pode ler mais sobre o livro  Amor, Açúcar e Canela aqui

 

0 comentários: