23/08/2014

Em Segredo, de Catherine Mckenzie (opinião)



Opinião:
Em Segredo um titulo que aguça a nossa curiosidade, trata-se de um livro sobre as relações no casamento. 
Narrado do ponto de vista de três pessoas, Jeff, Tish e Claire, e através de capítulos alternados, dá-nos a perspectivava de cada um deles, cuja a vida pessoal, e profissional, está de alguma forma intimamente interligada.
A morte acidental de Jeff deixa a esposa Claire devastada, não consegue reagir, e quando conhece Tish, colega de trabalho do marido, durante o velório, acha o comportamento da mesma estranho, algo nas suas atitudes a deixam desconfiada.
Tudo faz supor que Jeff e Claire seriam um casal feliz, juntamente com o filho de ambos. Assim com Tish com o marido e a filha de ambos. Mas a morte de Jeff trás ao de cima segredos guardados.
A desconfiança de Claire sobre Tish torna-se mais forte do que ela, em vez de ignorar, uma vez que o marido está morto e não lhe vai servir de nada descobrir algo, mesmo assim começa a juntar as peças sobre o comportamento de Jeff que a fazem desconfiar da possibilidade de ele e Tish talvez tivessem um caso, não basta o marido estar morto como também existe a possibilidade de lhe ter sido infiel, será?
Este romance demonstra que no fundo todos temos segredos, que não queremos ver revelados, ninguém conta tudo o que lhe vai na mente, e há medida que avançamos na narrativa vamos ficando cada vez mais curiosos sobre se de facto Jeff traiu Claire com Tish. Será que Jeff teve mesmo um caso amoroso? O leitor começa a tirar as suas conclusões, mas se por vezes acredita que sim, noutras a dúvida instala-se.
Algo que não gostei, foi o facto de que apesar de Tish ter um bom casamento, demonstre uma obsessão tão grande por Jeff, provavelmente precisava de algo novo, diferente, ou de se sentir adulada por um outro homem, por vezes as pessoas são atraídas de alguma forma por alguém que lhes desperta outros sentimentos, emoções novas, apesar de gostarem do cônjuge. Percebe-se no entanto que eles não estão à procura de um relacionamento extra-conjugal, pois ambos gostam dos cônjuges.
E olhando da perspectiva de Claire, confirmamos que afinal não conhecemos assim tão bem a pessoa com quem estamos casados.
certo é que alguns segredos deviam permanecer guardados para sempre.
Esta narrativa vem realçar quão frágeis são as relações, por muito que se pense que se tem um bom casamento, não sabemos realmente o que o nosso cônjuge pensa e sente no seu mais intimo, o que nos faz interrogar - será que se conhece a pessoa que se ama?
Faltou algo nos personagens que fizesse o leitor criar empatia por eles, no entanto, apesar do enredo simples, o mesmo faz-nos reflectir sobre a fragilidade das relações no casamento, na família, onde todos no fundo guardam segredos, que neste caso a morte trás ao de cima, e nas consequências de certas opções que se fazem, e que se reflectem nos outros. A autora consegue manter-nos em suspense até ao fim, se realmente Jeff e Tish tiveram ou não um caso, o epilogo esclarece tudo e também nos deixa uma mensagem, leiam e descubram. 

Pode ler mais sobre o livro Em Segredo aqui

0 comentários: