20/08/2014

Um Amor Perdido, de Anna McPartlin (opinião)



Opinião:
Não conhecia autora apesar de Um Amor Perdido ser já o quarto livro publicado, e gostei muito da sua escrita e da forma como elaborou um enredo não em torno de um desaparecimento, como é de esperar, mas sobre a amizade de quatro personagens que nos proporcionam momentos hilariantes e com quem facilmente criamos empatia.
Um Amor Perdido, tem como base o desaparecimento de Alexandra Kavanagh, ninguém sabe do seu paradeiro, evaporou-se, deixando a família desesperada, incluindo o seu marido Tom.
Ao longo do livro o leitor vai sendo informado como estão a decorrer as investigações, incluindo os esforços de Tom que não desiste de encontrar a esposa, e quer o acaso que um dia se una a outras três pessoas, com vidas pessoais distintas, que estão dispostas a ajudá-lo, ignorando que elas próprias vão beneficiar desta amizade.
Jane vem de uma família disfuncional, toma conta de uma mãe alcoólica e de uma irmã excentrica, foi mãe solteira há dezassete anos tendo a seu cargo o filho adolescente, deixou para trás o seu sonho de se tornar médica, por ser a única com capacidades para tomar conta de todos, esquecendo-se dela própria. Jane e Alexandra foram as melhores amigas na adolescência.
Elle é uma excelente artista, mas incapaz de gerir a própria vida, precisa do apoio incondicional da irmã, perdendo-se por vezes num mundo só dela.
Leslie isolou-se de tudo e de todos, quando perdeu toda a família para o cancro, afastando-se de todos os amigos e conhecidos a partir do momento que sabe que também ela pode ter. Leslie graças aos novos amigos ressuscita para a vida.
Jane, a sua irmã Elle, Leslie e Tom são as quatro personagens que através da sua individualidade e da sua força nos prendem, e o que poderíamos supor que fosse uma história triste sobre um desaparecimento, não o é, antes pelo contrário, vamos assistindo ao desenrolar de uma amizade sólida, forte e saudável.
Elle e Leslie vão protagonizar algumas cenas caricatas que nos fazem sorrir, Elle era a pessoa certa que Leslie precisava ao seu lado para a incentivar a viver, também Rose uma personagem muito peculiar, através dos seus diálogos sarcásticos faz-nos dar umas gargalhadas, são muitos os momentos divertidos ao longo desta leitura que nos deixam bem dispostos.
Apesar de cada uma destas personagens ter sofrido de alguma forma com as vicissitudes da vida ainda assim, deram a volta por cima, às vezes basta um clique da parte de outra pessoa para se despertar para a vida, a amizade tem muitas vezes esse poder.
Uma narrativa sobre família, amizade, perda, doença, decepção no amor, mas que mostra que existem sempre segundas oportunidades. A autora através de uma escrita repleta de humor, aborda temas sérios, delicados, conseguindo desanuviar os mesmos com momentos engraçados, demonstrando que a felicidade e tristeza podem andar de mãos dadas, criando um enredo comovente mas em simultâneo alegre, com personagens excêntricas nos fazem rir.
Foi uma leitura que me agradou imenso, por ser divertida e muito cativante, gosto de histórias assim, com temas sérios, mas que me façam sorrir. Recomendo. 
Espero ler mais livros desta autora.


0 comentários: