28/08/2014

Vestido Para A Morte, de Donna Leon (opinião)



Opinião:
Gosto imenso dos livros da autora Donna Leon protagonizados pelo Comissário Guido Brunetti, é tão fácil sentirmos empatia por este personagem, Vestido Para A Morte é o terceiro livro da série onde entra o comissário,  e o que nos faz sentir tão próximos dele é a sua simplicidade, o facto de ser sensível, um bom homem de família, tem sentido de humor, e a sua interacção com a esposa é cativante.
O calor está ao rubro em Veneza, insuportável, as pessoas estão todas a sair da cidade a tentar encontrar locais mais frescos, também era a intenção de Brunetti, passar umas férias com a família longe da cidade, mas um corpo é encontrado em Marghera, um crime com contornos macabros, bizarro, perto de um matadouro encontram uns sapatos num corpo sem vida, o rosto encontra-se desfigurado dada a violência que lhe infligiram, vai tornar as coisas mais difíceis para a policia, para identificar a vitima.
O cenário que Brunetti vai encontrar é deveras estranho, a vitima encontra-se vestida de mulher, mas é um homem, muitas questões são levantadas, pensam que seja uma prostituta transexual, Brunetti vai começar a investigar, mas ninguém quer dizer nada sobre o crime ou sobre a identificação da vitima, ninguém sabe de nada, ou por outra fazem de conta que não sabem.
Como aborda temas problemáticos como a prostituição masculina, a corrupção politica, pessoas com altos cargos, todos querem ignorar o assunto, não querendo colaborar minimamente com a policia, para não denunciar pessoas com influencia, em que a sua reputação seria colocada em causa.
Brunetti apercebe-se que vai ter um caso complicado entre mãos, e há medida que se aproxima mais de saber quem pode estar envolvido, a sua vida começa a correr sério perigo, pois entra por meandros obscuros que muitas pessoas não estão interessadas que se descubra.
Como sempre acontece nos livros desta autora somos envolvidos facilmente pela vida pessoal deste comissario tão cativante, no seu ritmo muito próprio, gosta de resolver os casos onde é responsável, sempre com a sua intuição que lhe é tão característica, educado, ao contrário dos outros policias sabe falar com as pessoas mesmo quando se trata de interrogar o(s) criminoso(s).
E não são só as investigações que nos absorve, são todos os cenários e lugares que autora descreve, assim como a sua gastronomia que nos delicia.
Além de um enredo com mistério, cheio de reviravoltas que cativa, a autora também nos leva por uma visita guiada por Veneza. Gostei muito, como sempre. 

Pode ler mais sobre o livro Vestido para a morte aqui
 

0 comentários: