14/09/2014

Um Caso Perdido (Hopeless), de Colleen Hoover (opinião)



Opinião:
Um Caso Perdido é um romance contemporâneo, considerado leitura New Adult, como ultimamente me tem apetecido mudar de género literário, este livro não sei explicar porque, atraiu-me, e devo dizer que a autora conseguiu arrebatar-me nesta leitura de uma maneira que não estava de todo à espera.
A história é sobre dois jovens adultos, Sky de dezassete anos e Dean Holder de dezoito anos. Sky vai frequentar a escola pela primeira vez, pois sempre teve aulas em casa, tem “má” reputação, nunca teve amigos, a não ser a amizade de uma rapariga que vive ao lado da sua casa, tem namoros casuais, mas nunca relacionamentos sérios, simplesmente não consegue. Sabe que tem um passado que desconhece até aos cinco anos, mas vive feliz com a mãe e por isso não se interessa em saber, tem sentido de humor e principalmente tem uma personalidade linda.
Conhece Dean Holder um rapaz enigmático, com um temperamento instável, misterioso, com um passado obscuro e duvidoso, que esconde segredos.
Quando se encontram pela primeira vez algo se dá entre eles, uma química, e se pensam que vão ler um romance sobre um amor avassalador, não se enganam, mas diferente sem dúvida de tantos outros que já leram.
O amor que vai unir Sky e Holder é tão verdadeiro e intenso que não deixa ninguém indiferente, a autora imprime de tal forma realismo nas cenas que o leitor forçosamente se entrega numa leitura desenfreada, que o faz esquecer do tempo quando está a ler, sobre o envolvimento destes dois personagens tão profundos, com uma maturidade que faz esquecer a sua idade real, era bom que todos os casais atingissem este grau de maturidade no seu relacionamento.
E se por um lado temos uma historia de amor intensa, que podia ser simplesmente uma história de amor, por outro vamos ficar arrasados com revelações perturbadoras sobre o passado de Sky, que mexem com os sentimentos de qualquer ser humano que se preze, e não nos deixa indiferentes a algo tão cruel que infelizmente acontece na sociedade humana.
Mas Sky tem opção de escolher se quer saber ou não sobre o seu passado, pois isso pode mudar o rumo da sua vida para sempre.
Esta história provoca um impacto incrível no leitor, e isto deve-se à escrita da autora, que imprime nas palavras um poder que nos envolve completamente.
Trata-se de uma narrativa com um enredo cheio de emoções, paixão, amor, dor, alegria, perda, traição, mas também cheio de surpresas, e de reviravoltas, dá-nos um lado extremamente bonito sobre o amor, mas depois por outro somos devastados por uma realidade triste que nos choca e revolta.
Com uma escrita forte, profunda, a autora consegue que o livro Um Caso Perdido permaneça na nossa mente sem conseguirmos desligar-nos da sua história de imediato e partir para outra.
Intenso, tocante, perturbador, um livro que prende o leitor do principio até ao fim, gostei imenso.

"Preferia saber a verdade, ainda que isso fizesse de si um caso perdido, ou continuar a viver uma mentira?"

Pode ler mais sobre o livro Um Caso Perdido (Hopeless) aqui


0 comentários: