17/09/2014

Viagem Ao Fim do Coração, de Ana Casaca (opinião)



Opinião:
Viagem Ao Fim do Coração, chegou-me de surpresa, é o primeiro livro que leio da autora, quando li a sinopse sabia que a sua história iria comover-me sem sombra de dúvida, pois sou de lágrimas fáceis quando leio algo que me toque bastante. E mesmo depois de saber que os personagens são fictícios, mas que a autora se baseou numa história real ainda comove mais.
Trata-se de um livro narrado por três personagens Luísa, Pedro e Tiago, através de capítulos intercalados, que nos dão uma percepção do que cada um deles pensa, dos seus sentimentos, das suas emoções durante toda a leitura.
Uma história que se passa entre Lisboa e Pedrogão Grande.
Luísa, protagonista deste livro, é uma grande personagem, uma mulher que irradia vida por todos os poros, com uma força de viver enorme, apesar de todo o sofrimento que lhe infligiram consegue sempre continuar de cabeça erguida, sorrir, brincar, ser mesmo irónica com as situações.
Foi obrigada a crescer rapidamente, nunca teve oportunidade de ser simplesmente uma criança, a infância foi-lhe roubada quando a obrigaram a amadurecer precocemente.
Abandonada juntamente com o irmão bebé pela mãe, sofreu maus tratos da parte do pai, negligência, violência física, até não aguentar mais e fugir de tudo isso, assumindo a responsabilidade de criar o irmão, com todo o seu amor, unidos de uma forma única, mas, como se todas as agruras da vida não fossem já muitas, em adulta recebe o diagnostico capaz de arrasar qualquer ser humano.
Através de Luísa recebemos uma lição de vida, de como se pode amar incondicionalmente, apesar de todas as vicissitudes que a vida possa trazer, e de como apesar de todo o sofrimento se consegue ver sempre o lado positivo da vida.
E é através destes personagens que autora nos trás uma história de amor, entre Luísa e Tiago, como se conheceram fugazmente, e só passado dezasseis é que  se voltaram a reencontrar, nunca esquecendo os momentos que tinham passado juntos, demonstra como existem pessoas capazes de marcar a nossa vida para sempre.
Também nos demonstra como lidar com alguém que está doente, não é nada fácil para quem está de fora a assistir ao sofrimento da outra pessoa, mas também não é fácil ver como os outros sofrem com a dor do doente.
Esta narrativa desde o inicio até ao fim comove quem está a ler, faz despoletar tantas emoções, sente-se empatia pelos personagens, pela sua história de vida, pelo seu sofrimento, é impossível ficar indiferente, durante a leitura, foram muitas as páginas em que estive sempre de lágrima nos olhos, porque ou nos identificamos de alguma forma com algum dos personagens, ou porque conhecemos alguém com problemas idênticos, sabemos que apesar de ser ficção, esta pode ser a realidade de muitas pessoas próximas de nós.
Com uma escrita fluída e muito cativante somos completamente envolvidos por um enredo forte, sobre o amor, o perdão, sobre uma doença devastadora, mas ainda mais por uma personagem que é uma força da natureza,  tudo o que emana de Luísa é positivo, dá-nos incentivo  e deixa-nos uma mensagem de nunca desistirmos por muito mal que possamos estar devemos sempre lutar, mostra-nos que podemos sempre escolher como queremos viver e enfrentar a vida - de forma positiva ou negativa, a opção é nossa.
Um livro marcante sem dúvida, que me emocionou muito. Gostei imenso de ler.  

“Os olhos dela eram alegrias, tristezas, maleitas do coração e do corpo, vontade, força, tudo isso ao mesmo tempo, e deixavam-nos como que sem forças para os fixar durante muito tempo”. (...) os olhos de vida (...)”


0 comentários: