13/10/2014

Herdeiros do Ódio, de V. C. Andrews (opinião)



Opinião:
Herdeiros do Ódio, publicado em 1979, foi um livro controverso na altura da sua publicação, sendo sócia do Circulo de Leitores há vinte e tal anos, recordo-me dos livros da autora, mas não li nenhum, histórias sobre crianças quer seja sobre abusos, maus tratos, raptos, pedofilia, são temas que tenho imensa dificuldade em ler.
Mas actualmente quando a editora Quinta Essência resolveu reeditar este livro da autora, fiquei muito curiosa, depois de ter lido tantas opiniões favoráveis.
É sobre uma família convencional perfeita e feliz, constituída pelos pais e quatro filhos, Chris, Cathy, Cory e Carrie, tudo corre bem até ao dia em que o pai sofre um acidente viação e morre. A partir desse momento tudo muda, pois a mãe não sabe o que fazer para continuar a sustentar os filhos e a casa.
Resolve recorrer à família, informa os filhos que vão todos morar com os avós maternos, cuja existência era desconhecida para as crianças, são pessoas muito ricas, que deserdaram a filha quando esta se casou, o avó está a morrer, e não pode saber da existência dos netos se a mãe quiser ser incluída de novo no testamento, terá que o voltar a conquistar a confiança do pai e viver segundo as suas condições.
E a partir daqui vamos entrar numa história de clausura que quatro crianças foram forçadas a viver, narrado sobre o ponto de vista de Cathy, que nos conta como vão vivendo o seu dia a dia, o modo como vão sobrevivendo, a sua união e o amor que nutrem entre si.
Um livro que vai despoletar vários sentimentos no leitor, repulsa por uma avó e uma mãe que não deveriam ter esse titulo, que obrigam quatro crianças a viver durante anos fechadas sem contacto com o exterior, uma mãe que coloca os seus interesses à frente do dos seus filhos, é realmente arrasador.
Os filhos são enganados, são traídos pela pessoa em quem mais confiam e a mais importante nas sua vida, cuja a sua função era protegê-los. Sem mencionar as sequelas que são deixadas nestas crianças.
Uma narrativa que se lê compulsivamente, apesar de ser uma leitura que causa desconforto e chocar pelo seu conteúdo algo macabro, ainda assim deixa uma lição de que o dinheiro pode comprar tudo a nível material, mas não compra sentimentos nem amor.
Trata-se de uma história triste de sobrevivência, em que o enredo é uma mistura de horror com saga familiar, que vivem de mentiras, de traição, de segredos ocultos e de amores proibidos.
Não é uma leitura fácil pelas diversas razões referidas, mas gostei, a autora soube cativar pela forma como escreveu esta narrativa, e após ter terminado entendo a controvérsia em torno dos seus livros.
O final ficou em aberto e com fios soltos, criando expectativa e curiosidade sobre o que a vida reserva para estes irmãos. Fico aguardar o segundo livro desta saga dos Dollanganger . 
Herdeiros do Ódio, sombrio, mas muito bom.

Pode ver mais sobre o livro aqui


0 comentários: