17/11/2014

O Tigre - Uma história real de vingança e sobrevivência, de John Vaillant (opinião)



Opinião:
O Tigre - Uma história real de vingança e sobrevivência, trata-se de um emocionante relato do confronto do ser humano com animais selvagens, concretamente os imponentes tigres siberianos, animais esses que chegam atingir 500 quilos e 9 metros de comprimento ou mais um pouco, uma espécie em vias de extinção.
Esta narrativa passa-se na Rússia em 1997, onde o tigre siberiano vivia em estado selvagem, e o interessante é que tanto o homem como o animal viviam no mesmo habitat sem interferirem um com o outro, mas sem se saber o porque um destes tigres tornou-se violento e começou atacar os humanos. Por esse motivo foi enviada para a zona uma patrulha da floresta com o intuito de analisar e encontrar o animal em questão.
Um caçador experiente, Markov foi morto, não se entende o motivo, por isso Yuri Trush chefe da missão que tem como objectivo proteger as espécies ameaçadas, vai tentar perceber este ataque e o porque do mesmo, pois não é algo normal, porque é que o tigre atacou o caçador? Este incidente é fora do comum pois nesta região os humanos e os tigres coabitam sem problemas, só se um humano cometer um erro. Trush vai tentar entender o que aconteceu analisando a cabana de Markov, e as evidências deixadas na mesma, ao mesmo tempo que tenta encontrar o animal, através do seu rasto.
E com base nesta análise do que teria acontecido que o autor e jornalista escreveu esta narrativa, entrevistando várias pessoas para escrever uma história real e credível, passada na região leste em Primorye, conversando com seus habitantes, conhecendo os seus hábitos.
E conseguiu o seu objectivo ao escrever este livro transportando-nos numa viagem para um lugar remoto onde a natureza é assustadora de tão agreste, mas por outro lado transmite-nos uma beleza sem ímpar, ao lermos imaginamos este sitio inóspito e perguntamo-nos como é que animais e humanos sobrevivem nestas condições atmosféricas onde a temperatura está sempre muitos mas muitos graus abaixo do zero,
Somos envolvidos nesta história de sobrevivência onde o autor nos transmite informações das quais, admito que desconhecida completamente sobre este imponente animal, sobre os seus hábitos e sobre a sua capacidade de caçar, a sua memória, a sua paciência para esperar as presas que quer conseguir apanhar, e a força utilizada no momento de matar, este animal chega a esperar em pleno gelo entre 12 a 48 horas pela sua presa, impressionante.
É um livro magnificamente narrado, cheio de detalhes sobre um animal majestoso e sobre o seu habitat, onde não falta o suspense durante toda a investigação sobre o ataque deste animal.
Sendo um livro de não-ficção ainda assim lê-se como se fosse, mas não de uma forma compulsiva, envolve-nos com uma história de presa e predador onde o equilíbrio da natureza está em jogo, e onde é preciso preservar e manter as condições deste habitat para que esta espécie não seja extinta.
Uma leitura muito interessante, um livro que os amantes da vida selvagem e interessados na sua preservação não podem perder.


Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui
Para mais informações sobre o livro O Tigre, de John Vaillant

 


0 comentários: