09/02/2015

O Bicho-da-Seda, de Robert Galbraith (opinião)



Opinião:
Como sou fã de policiais clássicos gostei muito do livro Quando o Cuco Chama, mas posso dizer desde já, que gostei ainda mais do segundo livro - O Bicho-da-Seda.
Temos como principal protagonista o detective privado Cormoran Strike, um veterano de guerra, que sofre na pele as consequências da mesma, a sua limitação física impede-o de agir muitas vezes como gostaria, mas com o desvendar do caso anterior, Strike tornou-se conhecido, o que faz com que mais clientes o procurem, mas não são casos que o satisfaçam ele quer mais, por isso quando a esposa de um escritor, Leonora Quine, o procura para descobrir o paradeiro do marido, Strike fica deveras interessado.
Strike  começa a investigar e depara-se com o pior cenário, descobre que Quine foi assassinado de uma forma macabra, e aqui a autora não poupa o leitor com descrições bastante gráficas e chocantes, através deste crime perpetuado contra o escritor.
Strike ao contrário da policia, tenta a todo o custo descobrir o verdadeiro culpado, mas depara-se com muitos segredos no meio editorial, escritores, agentes literários, responsáveis de editoras, por onde Quine circulava, e sobre os quais escreveu no seu último manuscrito, um romance que ninguém quer ver publicado pois expõe as suas vidas.
E mais uma vez a autora escreveu um enredo intrincado cheio de voltas e reviravoltas, onde este detective muito peculiar, muito inteligente, com a ajuda da sua secretária Robin investiga de uma forma muito perspicaz, os seus interrogatórios tão bem conduzidos, são realmente a base para desvendar o crime, pois o detective vai reunindo toda a informação possível nos mesmos e assim juntando as peças que se encaixam na perfeição, mas que fazem o leitor ficar sempre com dúvidas e sem saber quem está por detrás, até se desvendar todo o mistério, pois os suspeitos podem ser vários, muitos demonstram ter motivos para cometer o crime.
Neste livro também ficamos a conhecer melhor a vida pessoal mas muito conturbada de Strike , e também da vida particular de Robin, que tem um maior destaque, consegue ter um papel mais activo na investigação propriamente dita juntamente com o seu patrão.
Somos completamente envolvidos neste enredo complexo, cheio de detalhes e descrições, com personagens credíveis e bem construídas, que nos fazem desconfiar deles pelas suas atitudes egocêntricas, mais uma vez num ambiente Londrino, nas suas ruas e bares tão característicos, tudo conjugado faz-nos quer chegar rapidamente ao assassino, o que nos faz ler compulsivamente até ao fim.
Sem dúvida que quem leu o livro anterior vai gostar ainda mais do segundo da série -  O Bicho-da-Seda, espero continuar acompanhar esta dupla pela qual é fácil sentir empatia, o inteligente Cormoran Strike, e sua perspicaz secretária Robin Ellacott.


Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui

Para mais informações sobre o livro O Bicho-da-Seda aqui

0 comentários: