26/04/2015

O Espião Português - Livro I da série Freelancer, de Nuno Nepomuceno



Opinião:
Em primeiro lugar quero agradecer ao Nuno por ter enviado o seu livro, proporcionou-me excelentes momentos de leitura. Li num fim-de-semana, pois é difícil de largar, trata-se de um dos meus géneros literários preferidos – policial.
O Espião Português, tem como protagonista André Marques-Smith, um jovem que tem dois empregos, se por um lado é director do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, por outro tem uma profissão paralela oculta como agente secreto da Cadmo, um espião de alto nível, um dos melhores.
Como o próprio titulo indica O Espião Português é uma história de espionagem, de intriga internacional que decorre por vários países e cidades, como Estocolmo, Roma, Viena, Londres e Lisboa, André está sempre em movimento, quer na companhia do ministro de quem é secretário, quer como espião ao serviço da Cadmo.
Com ele o leitor vive momentos de verdadeira adrenalina e suspense, pois o seu trabalho como espião, envolve correr risco de vida e trabalhar com pessoas que nunca se conhece verdadeiramente e em quem não deve confiar, só nele próprio.
Senti imensa empatia por este personagem, tem todos os atributos para se gostar dele, não só a nível intelectual, pois é inteligente e isso denota-se na sua forma de agir, como também é bonito, tem atributos físicos de desportista, mas em especial apresenta-se como um jovem de valores, isso nota-se na sua vida pessoal, através da sua relação com os pais, irmã e amigos, e por outro na sua vida profissional que leva bastante a sério.
O autor soube com mestria escrever um enredo cheio de ritmo, de acção, com muitas revelações, o que prende o leitor, quando o André tem alguma missão, somos arrastados por cenários vertiginosos, perigosos, cheios de voltas e reviravoltas, dos quais não sabemos se vai sair vivo.
Já o segredo que envolve a vida de André consumiu-me o tempo todo, a pergunta não me saía da cabeça -  E se toda a sua vida... não passar de uma mentira? Mas o que é que é podia ser mentira na vida de André? A curiosidade era enorme, é claro que fiquei deveras surpreendida com a revelação final, não estava à espera de algo assim, não me passou pela mente sequer.
No que concerne aos personagens são credíveis, bem construídos, vão-nos surpreendendo, sentimos afinidade, também os cenários adequam-se totalmente a esta narrativa, e à acção onde decorre num mundo de conspirações e traições.
O livro não tem paragens mortas, conseguiu prender-me desde a primeira até à ultima página numa leitura compulsiva, viciante. É muito envolvente a nível emocional. Gostei imenso da escrita do autor.
O Espião Português -  Livro I da série Freelancer, pertence a uma trilogia, por isso fico aguardar o segundo com grande expectativa. Gostei muito. Recomendo.

0 comentários: