28/05/2015

A Perfumista, de Cristina Caboni (opinião)



Opinião:
Sou apaixonada por perfumes, por fragrâncias suaves, leves, agradáveis ao olfacto, ler A Perfumista, foi um pequeno deleite, fiquei com uma enorme vontade de obter um perfume personalizado.
Nota-se ao longo do livro a paixão que autora tem pelo mundo dos aromas e das essências naturais, pois só através de uma pesquisa apurada podia transmitir ao leitor de forma tão real descrições cuidadas sobre o processo da criação de um perfume, até obter a fragrância certa, os segredos que estão por detrás, levando-nos pelo mundo das flores, dos aromas, com o pormenor de no inicio de cada capitulo brindar-nos com o nome de uma planta, especiaria ou de uma flor e a descrição da mesma, e das sensações que provoca, como por exemplo sobre o jasmim,  a canela, o feno, a bergamota, a pimenta preta, e tantas outras....
Ler este livro coloca um dos nossos sentidos a trabalhar, o olfacto, um sentido que desperta em nós recordações por vezes esquecidas, adormecidas, de pessoas, de lugares, é através da personagem Elena Rossini que somos envolvidos nesse mundo de fragrâncias, perfumista tal como as mulheres da sua família, a avó materna e a sua tia avó Beatrice, sabe como ninguém agarrar nos ingredientes certos e transformá-los num perfume, tem o dom de criar a essência certa para cada pessoa.
Como em Florença não consegue continuar com o legado dessa arte, parte para Paris, a cidade do amor, das luzes, dos perfumes, é lá que vai recuperar o seu talento, mas também é nesta cidade que Elena vai tentar sarar as feridas de uma infância de negligência, recuperar de um desgosto de amor, tentar encontrar o equilíbrio emocional, descobrir de novo o amor, construindo uma vida nova, através da sua paixão que estava estagnada, tem um longo caminho a percorrer, precisa encontrar a formula de um perfume que esteve escondida na sua família durante anos, quiçá a mesma resolva os seus problemas.
É fácil gostar do enredo em torno do mundo dos perfumes, assim como dos cenários que não podiam ser mais adequados, dos personagens, em especial de Elena a protagonista por quem senti empatia, e do enigmático Cail McLean, ligados ao mundo dos aromas de maneiras distintas, ambos precisam de recomeçar, e esquecer passados conturbados.
A Perfumista é sem dúvida uma narrativa diferente do habitual, com uma história que nos envolve sobre as vicissitudes da vida, sobre o amor e segundas oportunidades, com pormenores cativantes sobre os aromas, essências e as sensações dos mesmos que facilmente despertam os sentidos e a imaginação do leitor, tornando os perfumes também eles em protagonistas. Um romance de estreia cheio de emoções, foi uma agradável surpresa. Recomendo.

Excerto - "O perfume é emoção, é uma visão que deves traduzir em fragrância". 

0 comentários: