10/05/2015

Tempo de Partir, de Jodi Picoult (opinião)



Opinião:
Jodi Picoult escreve sempre sobre histórias que tocam os leitores, sobre temas sensíveis, profundos, que comovem. Acho que este livro não foge muito disso, apesar de ser diferente daqueles que li, superou as minhas expectativas.
Tempo de Partir, como se lê na sinopse é uma narrativa sobre a jovem Jenna Metcalf, que quer a todo o custo descobrir o que aconteceu à sua mãe que desapareceu misteriosamente num incidente misterioso e trágico, quando tinha apenas três anos. Jenna lê e relê os diários da mãe sobre a pesquisa que fez sobre os elefantes, em África e no Santuário de elefantes do Tennessee, na busca incessante de encontrar uma pista que lhe possa dizer algo sobre o seu paradeiro, se está viva se está morta, a sua avó não quer saber do assunto, já se conformou,  por isso ela procura uma médium e o mesmo detective que esteve envolvido quando a sua mãe desapareceu.
E é com mestria que a autora nos envolve completamente nesta narrativa, por um lado com Jenna uma adolescente de treze anos que nos cativa desde o inicio, uma personagem sensível e determinada, e depois através dos diários de Alice Metcalf a mãe, uma cientista dedicada à pesquisa sobre a vida dos elefantes, Picoult teve que fazer uma pesquisa apurada, pois aprende-se muita coisa sobre estes animais neste livro, algumas coisas sabia mas outras ignorava completamente.
Gosto imenso de ler sobre África, sobre o habitat natural de tantas criaturas que lá vivem, neste caso concreto os elefantes, que são criaturas surpreendentes,  a sua capacidade de memorizar, como vivem, como cuidam uns dos outros, como são enquanto família, pais, mães, irmãos, etc, a preocupação com as crias, deixou-me fascinada,  no fundo também eles são os personagens centrais desta narrativa. 
O seu comportamento é extraordinário, o paralelo que é traçado na pesquisa demonstra bem a capacidade destas criaturas enormes terem emoções equiparadas aos humanos como o amor, a raiva, a lealdade, o perdão.
Contada a partir da perspectiva de quatro personagens, através dos diários de Alice, de Jenna, Serenity (médium) e Virgil (detective), somos envolvidos completamente por estes três personagens que se tornam nos companheiros mais improváveis que se podia imaginar, no intuito de encontrar Alice.
A autora tem uma habilidade inegável para criar enredos envolventes, a forma inteligente como conduz esta história, como um quebra cabeças, com mistério, quase policial, faz com que este seja daqueles livros que começando a ler não nos apetece parar, mas por outro lado também não o queremos terminar.
Desde o enredo intrincado, envolvente, aos cenários, aos personagens tudo nos prende às páginas deste livro, e depois o final, que é completamente inesperado, imprevisível, deixou-me a pensar, pois não estava nada há espera, fiquei tipo - mas o que é que eu não li nas entrelinhas? deu-me vontade de reler de novo, quiçá não o faça um dia destes. Muito bom.


Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui

Para mais informações sobre o livro  Tempo de Partir aqui

0 comentários: