18/06/2015

Assírio & Alvim - "Literatura Explicativa - ensaios sobre Ruy Belo"

Título: LITERATURA EXPLICATIVA — ensaios sobre Ruy Belo
Organização: Manaíra Aires Athayde
Autor:
vv.aa.
N.º de Páginas: 392
PVP: 19,90 €

LITERATURA EXPLICATIVA ensaios sobre Ruy Belo
 
Livro é apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian no próximo dia 24 de junho

A Assírio & Alvim publica, no dia 18 de junho, Literatura Explicativa — ensaios sobre Ruy Belo. Pouco depois, a 24 de junho, Manaíra Aires Athayde, Golgona Anghel e Clara Rowland apresentam este livro, numa sessão de lançamento que se realiza no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian às 18:00. Nessa ocasião será projetado, pela primeira vez em Lisboa, o filme Ruy Belo, Era uma Vez, de Fernando Centeio e Nuno Costa Santos.
Com organização a cargo de Manaíra Aires Athayde, o conjunto de ensaios coligidos em Literatura Explicativa reúne ensaístas e críticos, portugueses e brasileiros, em torno da obra de um dos mais importantes poetas portugueses do século xx. A multiplicidade da natureza dos ensaios e o leque de abordagens que há neste livro evidenciam que estamos perante uma obra que se presta às mais distintas investigações, exortando uma vaga de entusiasmo sobretudo em linhas do comparatismo.
São aqui analisadas as grandes problemáticas e os principais motes temáticos da poesia de Ruy Belo, mas também é dedicada atenção ao seu trabalho enquanto ensaísta e tradutor. Na secção final, a Fortuna Crítica reúne uma amostra significativa de referências bibliográficas desses mais de cinquenta anos de publicações sobre o autor. Literatura Explicativa é um contributo tanto para investigadores da obra de Ruy Belo como para novos leitores. O objetivo é que se torne num livro a ser consultado, num contexto mais amplo, por todos os que investigam ou se interessam pela Poesia Portuguesa Contemporânea.

Inclui textos de:
Clara Rowland · Cristina Firmino Santos · Diana Pimentel
Eduardo Lourenço· Emílio Rui Vilar · Fernando Pinto do Amaral
Gastão Cruz · Golgona Anghel · Gustavo Rubim · Ida Alves
J.B. Martinho · Jorge Fernandes da Silveira · Jorge Valentim
Luis Maffei · Luís Mourão · Manaíra Aires Athayde
Manoel Ricardo de Lima · Marcos Lopes · Nuno Júdice
Paula Morão · Pedro Serra · Rosa Maria Martelo
Vasco Graça Moura


0 comentários: