02/07/2015

Manuscrito - 1415 A Conquista de Ceuta - 600 anos

Titulo: 1415, a Conquista de Ceuta
Autores: Antonio Martins Costa, João Gouveia Monteiro
Páginas: 224

À venda a 3 de julho.

A 21 de agosto de 1415, trinta anos depois do triunfo em Aljubarrota, os portugueses, novamente liderados por D. João I, conquistaram a primeira praça portuguesa no Norte de África. Seis séculos passados sobre a tomada de Ceuta, os historiadores João Gouveia Monteiro e António Martins da Costa trazem-nos uma reconstituição empolgante desta operação militar, pela voz de quem a viveu e relatou.

Sobre os autores:
João Gouveia Monteiro é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Especialista em história político-militar antiga e medieval europeias, é autor de mais de uma centena de artigos e livros, publicados ao longo das últimas três décadas.

António Martins Costa é Mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (com uma dissertação sobre a Batalha de Toro de 1476), estando a preparar o seu doutoramento em História da Idade Média pela Faculdade de Letras de Coimbra. Projeta estudar a organização e a prática da guerra em Portugal na segunda metade do século XV e nos inícios da centúria seguinte.


0 comentários: