29/08/2015

Younger - Mais uma Oportunidade, de Pamela Redmond Satran (opinião)



Opinião:
Não é um género literário que leia habitualmente, mas estava naqueles dias em que não sabia o que ler, não me apetecia livros que exigissem muita concentração, olhei para este livro e pensei é isto, deve ser uma leitura leve e descontraída.
Younger gira em torno de uma dona de casa, que aos quarenta e quatro anos vê a sua vida sofrer uma reviravolta, dedicou-se à família durante mais de vinte anos, quando de repente o marido a deixa, Alice fica sem norte, meio perdida sem saber o que fazer, sem rumo, a filha cresceu e está fora, precisa urgentemente de arranjar um emprego para se sustentar, mas o que é que pode fazer sem experiência? Com a sua idade quem é que a vai empregar? Ela sabe que é jovem de aparência, mas devido à idade já não interessa para muitos trabalhos.
Resolve passar a passagem de ano com a sua melhor amiga Maggie, em Nova Iorque, que a transforma, dando-lhe pequenos retoques que a fazem parecer muito mais nova.
Transformada vê a oportunidade para mudar de rumo, procurar trabalho e quem sabe um novo amor, sente necessidade de fazer e viver aquilo que não viveu,  mas ao fazê-lo, está omitir a sua verdadeira idade, enredando-se numa teia de mentiras que a podem prejudicar.
Talvez muitas mulheres se revejam em Alice com problemas similares, a idade pesa quer se queira quer não, ter que recomeçar de novo, procurar emprego, é o que esta narrativa nos faz reflectir, com esta protagonista, que soube dar a volta por cima e lutar por aquilo que se quer, numa sociedade preconceituosa em relação ao papel da mulher e à sua idade, mas acima de tudo diverte-nos com as suas peripécias.
Gostei desta personagem positiva, mas também de Maggie que demonstra ser uma boa influencia na vida da amiga para a ajudar a superar e no fundo a encontrar o seu lugar no mundo, às vezes tudo o que se precisa é de um leve toque que nos induza a fazer aquilo que gostamos.
Younger, é um livro com uma história simples, leve, que nos fala sobre recomeços, amizades e tal como o titulo indica também de novas oportunidades, é uma leitura agradável e rápida, que nos diverte e descontrai, às vezes é exactamente disto que precisamos. 






0 comentários: