09/09/2015

A História Secreta, de Donna Tartt (opinião)



Opinião:
Tantos anos a tentar encontrar A História Secreta, um livro esgotado, e eis que surge a noticia que a Editorial Presença ia publicar, a minha satisfação não podia ser maior, depois de ouvir várias opiniões contraditórias sobre o mesmo, queria tirar as dúvidas. Obrigada Presença pela oferta, pois deu-me a oportunidade de ler este livro magnifico.
A narrativa começa com um prólogo que nos informa que um dos personagens principais morre, após esta nota introdutória, a autora volta alguns meses atrás, e pela voz de Richard um dos protagonistas desta narrativa, temos a história completa.
A acção decorre numa universidade do Vermont, onde seis estudantes de Grego, tem aulas exclusivas com um professor excêntrico, não é qualquer um que entra neste grupo peculiar, ao qual Richard se junta, constituído por Henry, Charles, Camila, Francis e Bunny.
Um grupo invulgar, que se distingue não só pelo interesse em estudar Grego, mas também por outras coisas, como por rituais dionisíacos, Richard sente um fascínio especial por este grupo, através do mesmo temos um retrato pouco convencional sobre a vida académica destes estudantes que levam um estilo de vida pouco vulgar, libertino, estranho.
Mas é precisamente na caracterização destes personagens que a autora foi brilhante, ao dar-nos a conhecer o mais intimo de cada um deles, o perfil psicológico de cada um, como escrevi na iniciativa de leitura conjunta promovida pela editora, trata-se de uma história surreal que foi muito bem construída, que inquieta o leitor ao longo de toda a leitura, que nos faz reflectir na capacidade e na facilidade de o ser humano em certas circunstâncias ser levado a praticar actos inimagináveis, com consequências para o resto da vida, todos os personagens acabam por demonstrar um descontrolo emocional e psicológico que a autora soube tão bem caracterizar, no fundo acabam por tornar-se também eles vitimas daquilo que fizeram.
É sem dúvida um romance magnifico, um género literário que gosto bastante, a escrita da autora é irrepreensível, cheia de detalhes, só alguém muito talentoso escreve assim.  
A História Secreta é um livro excepcional, excelente.



0 comentários: