23/09/2015

Confissões de Catarina de Médicis, de C. W. Gortner



Opinião:
C. W. Gortner já entrou no meu leque de autores favoritos de romances históricos, a forma como este autor aborda a vida dos Reis e Rainhas é fascinante.
Descendente da família Médicis, Catarina após ter sofrido em pequena ao ser enviada para um convento, torna-se mais tarde na Rainha de França ao casar-se com Henrique, filho de Francisco I de França. Não sabendo o que iria encontrar na corte francesa, demonstrou grande coragem para enfrentar uma série de contratempos e de sentir na pele que não era bem vinda.
Foi uma rainha obstinada, que conseguiu com inteligência e muita coragem contornar todos os obstáculos que lhe foram colocados ao longo do seu reinado, nunca teve a vida facilitada enquanto reinou no meio de uma corte, (como era habitual naquele tempo), cheia de conspirações, traições, intrigas, ódio, adultério, mas também de intensas paixões.
E após enviuvar e o seu o filho mais velho se tornar Rei, esteve sempre por detrás a apoiar e proteger a sua prole, demonstrou ser boa esposa e uma boa mãe.
O autor mais uma vez construiu um enredo espectacular, entrelaçando a ficção e factos históricos, através desta personagem feminina que nos cativa e nos deslumbra, uma figura controversa, poderosa, que marcou uma nação. Considerada por muitos uma Rainha impiedosa, foi odiada por uns e considerada por  outros a salvadora da monarquia francesa, ainda que o tenha feito através da violência. Foi também uma mulher visionária, com uma personalidade forte, que protegeu a sua família e o reino, sacrificando para isso os seus ideais.
Fui conquistada através dos livros anteriores de C. W. Gortner, e mais uma vez fiquei rendida, pois de forma admirável retratou esta época da história de França, tendo como personagem central, Catarina de Médicis, envolvendo-nos completamente com esta figura feminina em toda a sua magnitude, realçando o seu lado humano, apresentando ao leitor alguém com falhas e defeitos, mas ao mesmo tempo também as suas qualidades, o que  não deve ser nada fácil.
Confissões de Catarina de Médicis, é um romance histórico arrebatador, que se lê num ápice, gosto imenso da escrita deste autor e da forma como constrói uma história  apaixonante que nos prende e agarra do inicio até ao fim, mal posso esperar para ler o próximo livro. Recomendo sem dúvida alguma, tenho a certeza que os amantes do género vão gostar imenso. 


1 comentários:

Anónimo disse...

Olá, você poderia me falar onde posso comprar esse livro ?