04/09/2015

Novidades Editorial Presença



Titulo: A Longa Estrada Para Casa
Autor: Saroo Brierley
Colecção: Grandes Narrativas
Páginas: 208
PVP: 14,90€

«Com cinco anos de idade, na Índia, perdi-me e fiquei completamente sozinho. 25 anos mais tarde, na Austrália, finalmente arranjei maneira de encontrar a estrada de regresso a casa.» Quando Saroo Brierley se serviu do Google Earth para descobrir a aldeia onde nasceu do outro lado do globo e da qual tem muito poucas memórias, rapidamente se tornou notícia nos meios de comunicação social de todo o mundo.

Saroo, de cinco anos, está numa estação de caminho de ferro, sozinho. Perdeu-se de Guddu, o irmão mais velho, que o acompanhava. Sem saber como regressar a casa, enfia-se num comboio acreditando que Guddu há de encontrá-lo. No dia seguinte, porém, vê-se nas perigosas ruas de Calcutá, por onde deambula durante semanas para sobreviver, só e sem qualquer documento, perante a indiferença da multidão. Acaba por ser acolhido num orfanato e, mais tarde, adotado por um casal australiano.

Embora feliz na Austrália, com a sua nova família, que em vão tenta esforçadamente conhecer as suas origens, Saroo nunca deixa de pensar na mãe e nos irmãos que ficaram a quase meio mundo de distância. Anos depois, passa horas a perscrutar imagens do Google Earth na esperança de localizar e identificar referências da sua aldeia que lhe permitam reencontrar a mãe biológica.

A Longa Estrada Para Casa é uma história verídica, comovente e intensa, que já inspirou milhões de pessoas em todo o mundo. Um hino à esperança, ao poder dos sonhos e à coragem de nunca desistir.

Citações

    «Uma história espantosa.»  BBC UK

    «5 Estrelas. Um livro impossível de pousar… Um caso de tenacidade que o vai deixar com lágrimas de alegria.»  Manly Daily

    «Tão incrível que por vezes se lê como um trabalho de ficção.» Winnipeg Free Press (Canadá)

    «Uma história notável… Brierley traz-nos um olhar informativo e fascinante sobre a vida das famílias do terceiro mundo, que de alguma forma sobrevivem à pobreza.» Saturday Age

    «A história do reencontro de Saroo Brierley com a sua família biológica indiana - 25 anos depois de se ter perdido e sido adotado - emocionou milhões de pessoas em todo o mundo.»  The Herald Sun

    «Fantástico.»  The New York Post

Autor:
Saroo Brierley nasceu em 1981, em Khandwa, na Índia. Cresceu na Austrália com os seus pais adotivos, onde vive e é atualmente empresário.
Separado da sua mãe biológica quando tinha apenas cinco anos, veio a reencontrá-la, graças à sua persistência e tenacidade, 25 anos depois.
A sua história está contada no seu livro A Longa Estrada Para Casa, um bestseller internacional, cujos direitos foram já vendidos para uma adaptação cinematográfica.


Titulo: Lila
Autora:  Marilynne Robinson
Colecção: Grandes Narrativas
Páginas: 252
PVP: 16,50€

Lila, de quatro ou cinco anos, vive negligenciada numa casa de imigrantes algures no Midwest, na década de 1920. Ninguém parece preocupar-se minimamente com ela. Passa o tempo aninhada debaixo de uma mesa e quando não consegue conter o choro, mandam-na para fora de casa. 
Uma vez, ao anoitecer, Doll, uma jovem vagabunda de rosto desfigurado, decide levá-la consigo para longe. Ambas sobrevivem juntando-se a um grupo de nómadas em busca de trabalho pelos campos fora enquanto o país enfrenta a Grande Depressão. Os anos passam até que Doll desaparece misteriosamente, e Lila continua a fazer aquilo que parece ser o seu destino, deambular para sobreviver. 
Um dia para se abrigar de uma tempestade, entra na igreja de uma pequena localidade na altura em que o reverendo John Ames proferia o seu sermão. A partir deste momento, assistimos a mudanças profundas que marcarão para sempre a vida destes dois personagens.
 
Lila é uma obra literária sublime, com uma intensidade rara e penetrante. O livro de Marilynne Robinson foi vencedor do National Book Critics Circle Award, finalista do National Book Award e nomeado para o Booker Prize.  

Prémios

    National Book Critics Circle Award

Citações

    «Uma prosa soberba - uma obra-prima.» | Publishers Weekly

    «Marilynne Robinson está entre aqueles escritores excecionais, de grande génio.» | Time Magazine

    «Um livro que não nos deixa indiferentes e que reflete sobre a fé em Deus, o amor e o que é necessário para sobreviver.» | Entertainment Weekly

    «Uma escrita maravilhosa, um livro belíssimo.» | Los Angeles Times

    «Lila é uma narrativa deslumbrante.» | Publishers Weekly

Autora:
Marilynne Robinson, nasceu em 1943, no estado de Idaho, e vive em Iowa City. Tem sido docente em várias universidades e atualmente ensina no Iowa Writer's Workshop. Além de romancista consagrada, é também ensaísta de grandes méritos e autora de artigos para revistas e jornais de grande prestígio, como o New York Times Book Review.

É detentora do Prémio Pulitzer de Ficção, do Hemingway Foundation/Pen Award, do Prémio Orange de Ficção, além de ter sido finalista de vários e importantes prémios literários. Em 2013 foi condecorada pelo Presidente Barack Obama com a National Humanities Medal.

Lila recebeu o National Book Critics Circle Award e foi finalista do National Book Award, estando nomeada para o Booker Prize. Marilynne Robinson é já considerada uma escritora clássica da literatura contemporânea.

 
Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui






0 comentários: