30/09/2015

VOGAIS: Oliver Stone e o polémico «A História Não Contada dos Estados Unidos»



«A mais importante narrativa histórica dos últimos 100 anos.» - Martin J. Sherwin, historiador, vencedor do Prémio Pulitzer
«O livro de história mais instigante, revelador e intelectualmente provocador dos últimos anos… Altamente recomendável.» - The Guardian 
«Mais cativante, esclarecedor e estimulante do que qualquer livro de História que alguma vez lerá. Não me canso de o recomendar.» - Glem Greenwald, The Guardian
«Indispensável.» - Mikhail Gorbachev

O chamado excecionalismo americano, que atribui aos Estados Unidos cara
terísticas únicas entre as nações, continua a moldar a visão que os norte-americanos têm do papel do seu país no mundo e a forma como o mundo interpreta as ações dos norte-americanos.

Mas os factos revelam uma outra verdade, como Oliver Stone e Peter Kuznick contam nesta obra fundamental sobre as luzes e as sombras do império americano: A História Não Contada dos Estados Unidos (Vogais l 368 pp l 19,99€).

A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura imediata, aqui.

Munidos das mais recentes descobertas obtidas em documentos desclassificados e da investigação de académicos prestigiados, os autores revelam a história escondida dos EUA, por vezes chocante, mas meticulosamente documentada. Stone e Kuznick mostram, por exemplo, que:
·         Os bombardeamentos atómicos de Hiroxima e Nagasaki foram militarmente desnecessários e moralmente indefensáveis. 
·         Foram os EUA, e não a União Soviética, que mais contribuíram para a perpetuação da Guerra Fria. 
·         A preferência dos EUA por ditadores de direita em muitos países traduziu-se pelo afastamento do poder de líderes eleitos, pelo treino e armamento de milícias assassinas, e ainda pelo lançamento na pobreza de milhões de pessoas.
·         Fundamentalistas islâmicos financiados pelos EUA, que começaram por combater os soviéticos no Afeganistão, vieram depois ameaçar os interesses dos americanos e dos seus aliados. Os EUA usaram repetidamente o argumento da ameaça de uma guerra nuclear e estiveram muito perto de a gerar.

Abrangendo um período de mais de um século da história mundial, este é um documento histórico singular que resulta de uma profunda e rigorosa investigação de cinco anos, revelando toda a verdade sobre os meandros do imperialismo norte-americano.

Descubra mais sobre o livro e/ou o documentário de 12 episódios realizados e narrados por Oliver Stone, em: www.oliverstone.com/untoldhistory.
SOBRE OS AUTORES

Oliver Stone é o aclamado realizador de filmes célebres como PlatoonWall StreetNascido a 4 de JulhoJFKAssassinos NatosWorld Trade Center W., entre muitos outros. Venceu três Óscares, dos quais dois de Melhor Realizador. Combateu na Guerra do Vietname, tendo sido condecorado por bravura.

Peter Kuznick é professor de História e diretor do Instituto de Estudos Nucleares da American University.  Escreveu livros sobre Ciência e Política, destacando-se pela sua oposição à guerra e à utilização da energia nuclear, falando pública e regularmente sobre estes temas.
 

0 comentários: