24/11/2015

Porto Editora - Ilustração | Luanda revisitada numa viagem de afetos

Título: Angola: Muxima, desenho e texto
Autores: Luís Mascarenhas Gaivão, Luís Ançã
Págs
: 160
PVP: € 19,90
Preço WOOK: € 17,91

Luanda revisitada numa viagem de afetos
 
Angola: Muxima, desenho e texto, de Luís Mascarenhas Gaivão e Luís Ançã, e com prefácio de Manuel Rui, é apresentado no próximo dia 25 de novembro, pelas 18:00, na Casa de Angola, em Lisboa.
 
“Escrita que se desenha e desenhos que se escrevem num livro que entrega à arte a nossa calma, fantasia e paz”. Assim se refere Manuel Rui, um dos mais reconhecidos escritores angolanos, ao livro Angola: Muxima, desenho e texto, da autoria de Luís Mascarenhas Gaivão (textos) e Luís Ançã (desenhos), que será apresentado no próximo dia 25 de novembro, quarta-feira, pelas 18:00, na Casa de Angola, em Lisboa.
Este é um livro de afetos por um país e o seu povo. Numa viagem que começa em Lisboa, os autores mergulham em Luanda e nos seus municípios para redescobrirem a geografia humana dos angolanos, fixando a sua humanidade, a sua alegria e a persistência na reconstrução dos sonhos.
Angola: Muxima, desenho e texto “os rostos, os amigos, as crianças, os mais velhos, as raparigas lindas, os senhores respeitáveis, os transportes públicos, as casas pobres e os palácios e igrejas, as árvores, os imbondeiros, jardins e largos, a baía, as praças e os mercados”, enfim, “o dia a dia com que se constrói a angolanidade”.

Os autores
Luís Mascarenhas Gaivão
Nasceu em Luanda em 1948. Foi Adido Cultural em Angola de 1996 a 2001. Neste momento encontra-se a terminar o doutoramento em "Pós-Colonialismos e Cidadania Global", na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/CES (Centro de Estudos Sociais, da mesma Universidade).
Vem desenvolvendo um trabalho intenso sobre Angola e a angolanidade: culturas, literatura, artes, história, sociologia, numa perspetiva pós-colonialista. A análise preferencial centra-se no estudo da obra literária de Manuel Rui: os trânsitos dos angolanos pelo interior de Angola e pela diáspora cultural no Atlântico Sul e seus regressos à Mãe-pátria e as transculturações que promoveram.

Luís Ançã
Nasceu em Lisboa em 1955. Formado em Artes Plásticas/ Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Artista Plástico com participação regular em exposições desde 1975. Professor de Educação Visual/ Artes Visuais desde 1978.
Colabora com Urban Sketchers Portugal desde 2009.


 

0 comentários: