20/12/2015

Irène, de Pierre Lemaitre (opinião)



Opinião:
Irène  é o primeiro livro da trilogia protagonizada por Camille Verhoeven, mas foi publicado depois de Alex.
O livro Alex é um policial inesquecível para quem é amante deste género literário, dos melhores que já  li, dificil de destronar, Irène não se fica nada atrás, não fosse este autor um mestre.
Temos o muito peculiar comandante Camille Verhoeven no centro das investigações de um crime brutal, duas mulheres foram torturadas, assassinadas e mutiladas de forma macabra. Não existem pistas, a não ser aquelas que o assassino deixou propositadamente. 
Perante este cenário macabro o autor através de Camille vai desmantelar o que se passou em torno destes dois homicídios extremamente violentos, avançando de forma lenta na investigação, expondo toda a equipa que o ajuda, e ao mesmo tempo que expõe a vida pessoal deste homem tão caricato, com a sua esposa que se encontra grávida, e a felicidade de ambos, o que provoca empatia no leitor.
O autor soube criar um enredo arrepiante, mórbido, dificil de digerir, se no inicio o ritmo da investigação é lento, à medida que se avança na mesma e se vão juntando as peças do puzzle, torna-se num ritmo frenético, numa corrida contra o tempo apanhar este psicopata, graças ao esforço e empenho do comandante Camille Verhoeven, que faz mexer toda a equipa.
E é algo aterrador o que o comandante Camille descobre, o tipo de assassino em série que está por detrás deste crimes bárbaros, é alguém que se baseia em romances policiais conhecidos para recriá-los na perfeição nas cenas dos crimes, está perante um serial killer cruel, cheio de requinte.
Alerto que as cenas são bastante detalhadas e gráficas, o que pode chocar as pessoas de estômago mais sensível.
Com este autor nada fica ao acaso, desde a escrita, passando pelos personagens, o enredo, tudo é minucioso, negro, sombrio e inesperado, somos surpreendidos com as reviravoltas e com um final impressionante e chocante. Mais um livro excelente de Lemaitre, imperdível para os amantes do género. 



2 comentários:

Biscoita disse...

Li este livro há duas semanas e ADOREI! Foi definitivamente um dos melhores policiais que já li, estou ansiosa para pegar em Alex e continuar emaranhada nas tramas mórbidas de Lemaitre :D

Odete Silva disse...

Olá :)

Muitos bons ambos os livros para quem gosta deste género literário como eu :)
Obrigada pelo comentário
Odete