12/01/2016

A MALDIÇÃO DO REI - A Guerra dos Primos, de Philippa Gregory (opinião)



Opinião:
A Maldição do Rei é o sexto volume da série A Guerra dos Primos, das minhas preferidas desta autora, retrata a vida de uma mulher corajosa que esteve presente na corte de Henrique VIII, Margarida Pole (Plantageneta da nascença da casa de York), Margarida era sobrinha de Isabel Woodville, protagonista de A Rainha Branca.
O marido Richard era o guardião do herdeiro do trono Artur que casou com Catarina de Aragão, unindo e solidificando as relações de Inglaterra com Espanha. 
Dama de companhia da Rainha espanhola Catarina, Margarida, assiste à ascensão e ao declínio da mesma, Artur morre e Catarina casa com Henrique VIII, e é após este casamento que no meio de tragédias terá de assumir uma posição, quando Catarina deixa de ter influencia sobre o Rei, Margarida tem que decidir de que lado deve ficar.
Neste livro acompanhamos a sua perspectiva e o seu percurso, e é através dos seus olhos ficamos a conhecer a transformação que se dá em Henrique VIII, o seu declive, quando o mesmo deixa de ser influenciado pela Rainha e a coloca de parte em prole das amantes, e também devido à maldição lançada sobre os Tudor, que ao longo do tempo se torna realidade. 
Margarida teve de enfrentar intrigas, teve altos e baixos na corte, de acarinhada passou a detestada, de dama de companhia de confiança passou a inimiga, foi uma mulher corajosa numa corte onde grassava as intrigas e muita traição, sendo vitima das mesmas, foi considerada uma das mulheres mais rica do país, mas também viveu na maior pobreza, sendo o seu destino final cruel e chocante.
É precisamente a forma como a autora agarra um personagem histórico e consegue entre ficção e factos reais dar-lhe vida, transportando-nos para aqueles tempos nas cortes, onde tudo podia acontecer, em especial na deste Rei que de jovem atraente se transformou num tirano, tornando-se num dos monarcas mais cruéis, irracional, louco e corrupto da história de Inglaterra.
Tudo isto faz com que goste dos livros da Philippa Gregory, pelo seu talento especial de nos conquistar através de personagens marcantes, de enredos cheios de pormenores históricos, onde ambições pessoais, politica, intriga, traição se coadunam na perfeição com segredos e ambições, fez com que esta narrativa fosse de leitura intensa e empolgante. Gostei imenso desta série, fico aguardar outras. Muito bom.

(Lido em 2015)



0 comentários: