11/01/2016

O Último Adeus, de Kate Morton (opinião)


Opinião:
Kate Morton faz parte do rol das minhas autoras favoritas e mais uma vez provou o seu talento com este romance espectacular.
O mote é uma criança desaparecida, Theo Edevane, uma casa abandonada, um mistério não resolvido no ano de 1933, uma incógnita o seu desaparecimento.
Quando Sadie Sparrow, inspectora de polícia em Londres, visita o avô na Cornualha, acidentalmente descobre uma casa abandonada que a deixa extremamente curiosa, e de uma forma que não sabe explicar sente que algo se passou naquele lugar, por isso começa a sondar, descobrindo quem são os herdeiros, duas irmãs, ambas vivas, mas será que estão dispostas a remexer no passado e a desenterrá-lo? É isso que Sadie vai tentar saber de forma persistente. Vai juntando as peças do que aconteceu naquele lugar há setenta anos atrás, certas pistas induzem-nos a pensar que descobrimos o que se passou, mas não podíamos estar mais errados, pois não existe só um mistério, mas vários.
E mais uma vez a autora agarra-nos com uma narrativa fantástica, bem construída, com o espaço temporal, a que já nos habituou nos seus livros e que é das coisas que eu mais gosto num romance, saltando entre o presente e o passado somos envolvidos nesta história que se vai desenrolando lentamente, sem pressas e nos faz criar um elo de ligação em torno de três personagens femininas, Alice Edevane, a irmã de Theo, Eleanor Edevane a mãe de ambos e Sadie Sparrow, a inspectora. E todas tem algo em comum... segredos. 
Com uma escrita irrepreensível esta autora constrói enredos intrincados, com suspense, romance, mistério, que se coadunam com cenários por onde somos levados através de labirintos sem saída, mantendo-nos cativos. É por isso que pegar num livro de Kate Morton com mais de seiscentas páginas e não conseguir parar de ler, porque a história, os personagens nos perseguem, numa leitura inquietante que nos faz ficar em constante dúvida até ao final que se apresenta surpreendente, isso só mesmo uma autora eximia o consegue fazer. O que faz com que O Último Adeus seja um romance magnifico. Recomendo sem dúvida alguma.

(Lido em 2015)


0 comentários: