25/01/2016

Sissi - Imperatriz por Amor de Allison Pataki (opinião)



Opinião:
Não sei se algum dia vou enjoar os romances históricos, mas por enquanto continuam a ser um dos meus géneros literários preferidos, a história de Sissi, Imperatriz da Áustria, sempre me fascinou desde miúda.
Sissi com apenas 15 anos viaja para a corte dos Habsburgos, a família mais poderosa da Europa, estava longe de imaginar como seria o seu futuro nesta corte, era uma simples acompanhante de sua irmã que estava noiva do jovem Imperador Francisco José. Mas quando se conhecem ambos sentem uma atracção imediata e acabam por se apaixonar, e poderia resultar numa bonita história de amor, se terceiros não tivessem interferido no casamento.
Sissi depressa percebeu que a sua vida na corte de Áustria não seria um mar de rosas, devido à sua rebeldia de se subjugar aos desejos e ordens da sua sogra, a Arquiduquesa Sofia, viveu uma relação muito conflituosa com a mesma, nunca se adaptou à rígida etiqueta, e por isso viu-se privada de muita coisa, em especial da sua presença na vida dos filhos e marido, o seu escape era a sua enorme paixão por cavalos e os pelos longos passeios que dava. Por outro lado o facto de se aproximar do povo e conviver de perto fez com que a amassem e se sentissem próximos da sua imperatriz.
A autora não se poupou aos detalhes da época, transporta-nos para aquela que foi considerada a corte mais traiçoeira da Europa, criando personagens complexos, convincentes, oferecendo-nos uma visão perfeita da vida da jovem Sissi e de todos aqueles que a rodeavam, do que se passava lá dentro, da vida politica, dos conflitos e intrigas, das suas roupas, penteados que ditavam a moda, dos salões de baile, (confesso que a única coisa que não gostei foi da sua obsessão pela aparência).
Foi uma jovem que pensou que ia viver a vida e o seu casamento com paixão, mas infelizmente não conseguiu ser feliz enquanto viveu na corte do marido, quiçá mais tarde não encontrou a verdadeira felicidade, depois de se ver livre de todos os segredos e da tristeza em que vivia rodeada.
Em suma, trata-se de um livro fascinante, sobre uma das soberanas europeias mais marcantes da história, será sempre lembrada pela sua enorme beleza e doçura, mas também pelo seu lado rebelde, excêntrico e sombrio, que autora tão bem retratou neste romance, uma narrativa que se lê de forma rápida e agradável. Muito bom.

(Lido em 2015)


 


0 comentários: