01/02/2016

A Ilha Das Mil Fontes, de Sarah Lark (opinião)



Opinião:
É o primeiro livro que leio da autora Sarah Lark, recomendada por vários amigos, e posso dizer que gostei imenso, leva-nos ao século XVIII, à Ilha da Jamaica, por paisagens paradisíacas, exóticas, fascinantes.
A narrativa tem início no ano de 1729 em Londres, onde nos dá a conhecer a protagonista Nora, uma jovem que juntamente com o namorado sonhava e idealizava viver um dia nas Caraíbas, e realmente vai viver lá, depois de várias agruras que a vida lhe dá, acaba por se casar com um proprietário de uma plantação, mais velho do que ela, e quando chega à Jamaica percebe que afinal não é o lugar idílico com tanto sonhava, vê-se confrontada com uma realidade muito diferente daquela que esperava, percebe o quanto o ser humano pode ser cruel. Nora ao longo da narrativa vai passar por muitas aventuras, vai ser confrontada com muitas situações desagradáveis a que se terá de adaptar se quiser sobreviver num ambiente hostil.
A autora soube cativar-me sem dúvida com esta narrativa, transportando-me para um tempo que revolta qualquer ser humano normal, o comércio de tráfico de escravos que vinham de África para trabalharem nas plantações do açúcar, as condições deploráveis e desumanas em que trabalhavam e viviam. No meio disso tudo havia sempre uma réstia de humanidade da parte de alguém que nos acalenta e nos apazigua saber que nem todos eram iguais, rebelavam-se contra a escravatura, uma gota no oceano mas tentavam, mesmo que não desse em nada.
A Ilha Das Mil Fontes, é um romance com um fundo histórico, no tempo da escravatura, que nos leva a viajar através de vários personagens cativantes, onde o amor, o ódio, a traição, a revolta se misturam, gostei das descrições que autora fez da ilha da Jamaica, gostei dos cenários, do enredo com todas as reviravoltas, da sua escrita fluída que faz com se leia este livro num ápice.
Quero ler em breve No País da Nuvem Branca que tenho cá em casa.



0 comentários: