21/02/2017

A Imperatriz da Lua Brilhante, de Weina Dai Randel



Opinião:
Desde sempre que sinto um enorme fascínio por outras culturas, não resisto a ler um livro cujo o tema e ambiente nos transporte para uma outra época, outro país, cujos os costumes sejam completamente diferentes dos nossos.
Este livro é baseado na história da Imperatriz Wu Mei, a primeira e única mulher a governar a China no século VII, por isso a autora mistura realidade com ficção neste romance.
Um monge profetiza o destino da protagonista Mei, um dia será Imperatriz do reino, isto quando ela tem apenas cinco anos. E é Mei, aos doze anos, que nos relata como foi a sua vida privilegiada por ter nascido no seio de uma família cujo pai tinha o cargo de governador, viviam bem, teve uma boa educação, o pai ajudou-a adquirir conhecimentos através de livros, estava mais familiarizada com a Arte da Guerra de Sun Tzu, de que com os bordados, como seria o normal nas jovens da sua idade. Mas a sua vida e da sua família muda drasticamente quando o pai morre de repente, todos ficam desprotegidos, e ela tem que entrar para a corte para ajudar a família, tornando-se numa concubina, cuja a ambição é de conquistar a atenção do Imperador. 
Somos transportados para dentro da corte imperial chinesa, e de todo o ambiente que a rodeia, e de como eram os meandros lá dentro, com todas as suas intrigas, traições, vinganças, onde cada um tinha as suas ambições, num jogo de interesses, que podia resultar entre a vida e morte, onde todos estavam sob o jugo do Único acima de todos.
A autora consegue arrebatar-nos com este romance, pois capta tão bem os costumes, os sons, os cheiros daquela época, através dos olhos desta jovem, que facilmente nos conquista, uma protagonista forte, inteligente, destemida e corajosa, sabe que não pode confiar ninguém, que é apenas uma dentro de muitas que querem conquistar o Imperador e para o conseguir ela tem que ser mais esperta fase às adversidades, e desde cedo que a sua perspicácia chama atenção de outros cortesãos.
Neste livro não é o enredo que conquista, mas sim os personagens, os detalhes e as descrições que são feitas de uma dinastia impiedosa, a Dinastia Tang, foi isso que me fez mergulhar nas páginas desta narrativa com enorme satisfação, cativou-me desde o inicio até ao fim, um romance histórico fascinante. Gostei imenso.
Trata-se de uma duologia, espero que a continuação não demore a ser publicada, pois estou muito curiosa para saber como foi o reinado desta Imperatriz.

Pode ler mais sobre o livro no site da Editorial Presença aqui





0 comentários: