21/10/2017

Nélida Piñon em Portugal para apresentar «Filhos da América»



Uma das mais premiadas autoras da língua portuguesa apresenta o seu livro, em Lisboa e conversa com Pilar del Río e Leonor Xavier no FOLIO.

Lisboa, 18 de outubro - Nélida Piñon, uma das mais extraordinárias escritoras de língua portuguesa, estará presente em Lisboa por ocasião do lançamento do seu livro, Filhos da América, editado em Portugal pela Temas e Debates. O livro, que já foi apelidado de «testamento literário» desta grande senhora das Letras, será apresentado pelo poeta e ensaísta José Tolentino Mendonça, na Capela do Rato, a 23 de outubro, pelas 18h30. Dia 21 de outubro, sábado, pelas 16h30, Nélida Piñon junta-se à
presidenta da Fundação José Saramago Pilar del Río e à jornalista e escritora Leonor Xavier numa conversa na Igreja da Misericórdia, em Óbidos, no âmbito do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos. 
Nascida no Rio de Janeiro, em 1937, Nélida Piñon foi, em 1996, a primeira mulher a presidir à Academia Brasileira de Letras, em cem anos. A sua extensa produção literária, traduzida em diversas línguas, foi distinguida com numerosos galardões, entre os quais o Prémio Rosalía de Castro, o Prémio Jabuti e o Prémio Literário Casa de las Americas. Em 2005, recebeu o importante Prémio Príncipe de Astúrias das Letras, pelo conjunto da sua obra, sendo o primeiro escritor de língua portuguesa a consegui-lo.
Membro do júri do Prémio Literário José Saramago, Nélida Piñon estará ainda presente na Fundação José Saramago, dia 25 de outubro, para o anúncio do vencedor da décima edição de um dos mais renomados prémios literários da língua portuguesa, destinado a estimular a criação e dedicação à escrita de jovens escritores.  

Em Filhos da América, Nélida Piñon escreve sobre Machado de Assis e José de Alencar, escritores que considera dois dos principais intérpretes do Brasil na literatura; perfila a atriz Marília Pêra; exalta a escrita de Rachel de Queiroz; saúda a chegada de Antônio Torres à Academia Brasileira de Letras; e, entre outros temas, homenageia a amiga Carmen Balcells, que morreu em 2015, e foi agente literária dos maiores escritores da América Latina. Neste que também é um livro sobre memória, Nélida rende tributo à literatura ibero-americana, passeia pela Galiza da sua infância e a que restou na
vida dos parentes que com ela vieram para o Brasil, e recorda os caminhos que a levaram a escrever livros como A República dos Sonhos, sobre imigração, e Vozes do Deserto, sobre as narrativas árabes, obra que tem Scherezade como protagonista. 

Grande contadora de histórias e exímia ouvinte, a autora circula por todos os ambientes, desde as esquinas de seu bairro até aos salões mais nobres, recolhendo, da vida e da relação com as pessoas, memórias que transbordam em seguida para a sua escrita. Este livro é, portanto, um registo das suas experiências, da cultura e das pessoas. Dia 23 de outubro, às 18h30, a capela do Rato vai acolher esta magnífica escritora para a celebração de Filhos da América, com apresentação de José Tolentino Mendonça. 

Não perca também, dia 21 de outubro, às 16h30, a conversa entre Nélida Piñon, Pilar del Río e Leonor Xavier, no FOLIO, em Óbidos.

0 comentários: