20/11/2017

Divulgação - Artista Tiago Azevedo lança livro de contos

Tiago Azevedo lança livro de contos 
Pintor e arquitecto lança livro e expõe pela primeira vez obras de pintura a óleo em Portugal
Lisboa, 13 de novembro 2017 – Tiago Azevedo, pintor e arquitecto português com extensa carreira internacional, apresentará em Lisboa o seu primeiro livro, intitulado “Os Contos dos Irmãos Grimm”. Com apenas 32 anos, o artista já foi convidado a exibir os seus quadros a óleo em Paris, Nova Iorque, Roma, Cannes e Dubai e pretende agora inaugurar o seu percurso como autor em Portugal. O lançamento do livro será no dia 16 de novembro às 18h30, no Palácio Foz, onde algumas das suas obras originais também estarão expostas.
Ainda que já não viva há várias décadas nos Açores, onde nasceu, a mística da neblina e das paisagens do arquipélago continua a ser uma das suas grandes fontes de inspiração e criatividade. Este elemento, em conjunto com o folclore alemão que veio a descobrir nos últimos anos, com as suas tradições, superstições e lendas, levou Tiago a pintar uma série de quadros a óleo, que decidiu agora publicar, juntamente com uma tradução da versão original dos contos para português. Sobre o livro, Tiago Azevedo comenta: “Este livro surgiu do desejo de compilar as minhas pinturas a óleo num formato que pudesse transmitir a componente literária da minha obra, neste caso os contos dos Irmãos Grimm. Sempre fui um apaixonado por fábulas, pelo imaginário e pela fantasia inerente a estas histórias. Neste livro condenso toda a magia dos contos através das minhas pinturas, retratando as suas personagens da forma como sempre as imaginei. Estando próximos do Natal, a minha época favorita do ano, torna-se ainda mais especial. Sinto o livro como uma prenda que partilho com as pessoas.” No seu canal de YouTube, Tiago Azevedo publica com frequência vídeos com as suas técnicas de pintura, bem como biografias dos grandes mestres de arte, desde Frida Kahlo até Salvador Dali e Albrecht Dürer, numa série de episódios dedicados a historia de arte. O livro, editado pela Chiado Editora, será lançado dia 16 de novembro de 2017 no Palácio Foz, em Lisboa, e custa 16€. Estará à venda em diversas livrarias e pontos de venda como Fnac, Bertrand, Wook, Almedina, Bulhosa e El Corte Inglés. O ebook poderá ser encontrado na Amazon, Apple iBookstore, Barnes & Noble, Sony, Kobo, Diesel ebook Store e Baker & Taylor.




Sobre Tiago Azevedo
Tiago Azevedo é um pintor, autor e arquitecto português. Depois de trabalhar como arquitecto em Lisboa, no Porto e em Munique, Tiago tem nos últimos anos exposto as suas telas a óleo em exposições um pouco por todo o mundo, desde Nova Iorque ao Dubai, passando por Paris e Roma. Neste último caso expos numa galeria pertencente ao Vaticano, o que o artista considera “uma combinação perfeita tendo em conta o caráter religioso de algumas das suas obras”. Tiago Azevedo combina a pintura clássica a óleo com conceitos contemporâneos do pop surrealismo e a sua inspiração emerge de temas religiosos e do mundo fantástico, como aquele dos contos folclóricos alemães dos Irmãos Grimm ou do dinamarquês Hans Christian Andersen. Desde o início do seu trabalho em arquitectura, a arte barroca é um conceito que apaixona Tiago, pelo seus fortes contrastes e dramatismo, conceitos também presentes na sua pintura a óleo.


0 comentários: