27/12/2017

PLANETA: GRANDES APOSTAS 2018 - 1º TRIMESTRE



 A Planeta apresenta-nos as primeiras novidades do ano
 Janeiro/ Fevereiro. / Março 2018
FICÇÃO 
Thriller
O HOMEM DE GIZ, C. J. Tudor 
Janeiro 
Um fenómeno mundial que começou antes da Feira de Frankurt 2016.  O romance de estreia de C.J. Tudor é um thriller arrepiante que se passa em dois registos: em 1986 e na actualidade. As influências de Stephen King e o toque de Irvin Welsh, conferem ao livro não só um tipo de narrativa diferente como um suspense ao limite. O que contribui para que a história tenha um desfecho muito real e chocante. O Homem de Giz conta-nos a história de um grupo de crianças, não poupando nos pormenores sociais onde estão inseridas e em como as influências de famílias disfuncionais contribuem para exacerbar o imaginário infantil. AUTORA VEM A LISBOA DIAS 17 E 18 DE JANEIRO

NÃO SOU UM MONSTRO, Carme Chaparro     
Fevereiro 
Um thriller de cortar a respiração, escrito por esta autora espanhola, que leva ao limite as suas personagens. Se há algo pior que um pesadelo é que esse pesadelo se repita. E entre os nossos piores sonhos poucos causam mais angústia que uma criança que desaparece sem deixar rasto.

TENHO DE SABER, Karen Cleveland 
Março  
O thriller de espionagem NEED TO KNOW (título original) é a obra de estreia de Karen Cleveland, de 35 anos, que trabalhou mais de oito anos como analista da CIA, tendo também colaborado com o FBI.  A Universal Studios adquiriu os direitos cinematográficos e anunciou já que no papel principal estará a famosa actriz, Charlize Theron.  Este thriller, que foi o livro mais cobiçado da Feira de Londres, conta a história de Vivian, uma agente de contra espionagem, mãe de quatro filhos, que descobre, por acaso, um segredo que pode pôr em risco o seu país, o seu casamento e a sua própria vida.

Romance Literário

DEIXARÁS A TERRA, Renato Cisneros 
Fevereiro 
 Um livro autobiográfico da família Cisneros, uma das famílias mais poderosas do Peru, onde o autor, que também é jornalista, aprofunda a vida dos antepassados que admirava desde criança, embora desconhecendo a realidade das sua vidas íntimas. Um livro profundamente íntimo que revela anos de pesquisa familiar sobre uma intricada árvore genealógica. Este romance recorda-nos que as famílias estão feitas de tudo o que escondem e que só uma prosa capaz de atravessar o visível e o soterrado pode rastear o caudal a que chamamos identidade. O AUTOR VAI ESTAR NAS CORRENTES D’ESCRITAS , PÓVOA DO VARZIM

GENTE SÉRIA, Hugo Mezena 
Fevereiro  
A estreia literária do autor do blogue Alfabetário com a história de uma família e de uma comunidade temente a Deus mas capaz dos maiores pecados. Um retrato do Portugal profundo e de uma família aparentemente vergada às leis de Deus onde não falta um tio bígamo e ambicioso, um avô dominador, uma tia caloteira e um jovem que aponta os pecados diários. Tudo gente séria. Mas capaz de matar.

TODOS OS DIAS SÃO MEUS, Ana Saragoça 
Março 
A reedição do romance que alguns apelidaram como o livro-revelação de 2012. Todos os Dias são Meus, da escritora e dramaturga Ana Saragoça, é um romance cheio de inteligência e humor que explora os tiques e as vicissitudes de personagens que todos reconhecemos do prédio, do local de trabalho ou até mesmo do círculo de amizades. Hilariante, mas poderoso na observação social. E perspicaz. É raro a literatura portuguesa apresentar uma mistura tão fina de sensibilidade e ironia. Mais ainda quando garante uma grande dose de humor.    

Romance Histórico 

CATARINA DE ARAGÃO, Philippa Gregory   
Janeiro
Segundo livro da série Os Tudor, contada com a mestria e rigor desta autora bestseller do romance histórico. A vida de Catarina de Aragão, infanta de Espanha, rainha de Inglaterra. Primeira mulher de Henrique VIII e com quem esteve casada vinte anos, dessa união nasceu a rainha Maria. Devido a não ter herdeiros masculinos, Henrique após vinte anos de casamento feliz e, já na fase de alteração drástica de personalidade, começa a cortejar Ana Bolena.

CONQUISTAR UM DUQUE, Leonora Bell     
Março 
Vencedor do Romance Writers of America’s Golden Heart Award for Best Historical 2014. Fresco, atrevido e fabuloso, um romance que tem como pano de fundo o período da Regência, que conta uma história de amor, com uma certa dose de erotismo.

Romance Feminino

O FRUTO PROIBIDO, Jodi Malpas 
Janeiro  
Novo romance de uma autora de referência, no género erótico, que já tem uma legião de fãs portuguesas com as trilogias Este Homem e Uma Noite. Mais uma vez, a autora mistura cenas de paixão muito quentes com uma grande história de amor, com um final feliz. 

SEMPRE TE ENCONTRAREI,  Megan Maxwell     
Fevereiro 
O terceiro livro da série As Guerreiras  Maxwell, uma história vibrante, com personagens fortes e dramáticas que nos farão sonhar com as Highlands escocesas.

Romance Fantástico

O FILHO DAS SOMBRAS, Juliet Marillier 
Fevereiro 
Segundo livro da trilogia Sevenwaters, agora reeditado. Uma narrativa impregnada de mistério, aventura, perda e renascimento, onde Juliet Marillier intercala o romance com a magia.

BEREN AND LÚTHIEN (Título original), J.R.R. Tolkien/Christopher Tolkien  
Março 
Uma obra fundamental para os amantes de Tolkien e de literatura fantástica que reflecte um acontecimento real da sua vida com Edith, a sua mulher. Os nomes Beren e Lúthein estão gravados no túmulo que Tolkien e a sua mulher partilham em East Yorkshire. A história conta o destino de dois amantes, Beren e Lúthein, um homem mortal e um elfo imortal que juntos tentam roubar algo a Melkor, um dos seres malignos do universo fantástico de Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis.  O livro foi editado cem anos depois do autor a escrever. Em capa dura, com ilustrações de Alan Lee.

NÃO FICÇÃO

Janeiro
UMA VIAGEM DE CURA DE 365 DIAS, Patrícia Jarimba 
Um guia prático de saúde espiritual para iniciar uma renovação pessoal profunda no novo ano e durante 365 dias. Depois do êxito dos seus livros anteriores, Patrícia Jarimba ensinanos a melhor maneira para pôr em prática desejos de mudança e de crescimento pessoal.

O LIVRO DAS PEQUENAS REVOLUÇÕES, Elsa Punset 
Aprendemos a lidar com o stress no trabalho, o clima emocional nas nossas casas e com aquela vozinha pessimista que aparece sempre quando menos precisamos dela. Elsa Punset, reconhecida especialista em educação emocional, conferencista e responsável pelo laboratório de aprendizagem social e emocional de Madrid, ensina-nos a livrar das relações tóxicas, do medo do desconhecido, ou da raiva que nos invade quando algo nos atinge.

O MÉTODO JAPONÊS PARA VIVER 100 ANOS, Junko Takahashi 
O que come, quanto dorme e como vive o povo com a maior longevidade do mundo. Em que acreditam? Como se mantêm activos? Aprender com os japoneses centenários como viver mais dá saúde mental e física. Em 2016 o Japão voltou a bater o recorde mundial de centenários, 65 692 – 400 vezes mais do que os registados em 1963. A autora é jornalista e baseou o seu trabalho em estudos e entrevistas com vários centenários japoneses.

EDUCAR NA REALIDADE, Catherine L’Ecuyer  
Com evidências claras e demolidoras, a autora – uma das vozes mais respeitadas no que respeita à Educação, em Espanha – desmonta uma série de mitos e mostra que a melhor maneira de educar os nossos filhos perante (e para) as novas tecnologias acontece na realidade. Ou seja, que a melhor preparação para o mundo online é o mundo offline

DIGITAL SCALE, Jürgen Meffert e Pedro Mendonça 
Quem quer liderar a sua empresa com sucesso tem de reconsiderar todas as estruturas, os processos e os produtos em grande escala. Precisamente na escala denominada Digital@Scale.O manual para a liderança em tempos de mudança Digital. 

Fevereiro
A GRELHA, Matt Walkinson 
Este inovador livro do premiado autor e consultor empresarial de renome internacional Matt Watkinson desvenda os elementos fundamentais e inseparáveis por detrás do êxito de qualquer negócio. Combinando uma orientação prática com exemplos reais, actuais e inspiradores, A Grelha traz clarividência e confiança às tomadas de decisão para todos os negócios.
 
Março
MAIS RECEITAS DA DIETA PRÁTICA, Rita Rocha de Macedo  
Depois do êxito de A Dieta Prática, a nutricionista Rita Rocha de Macedo, apresenta mais quatro semanas totalmente planificadas: receitas simples e práticas e listas de compras prontas a descarregar via telemóvel. Um complemento ao primeiro livro: receitas alternativas, para maior variedade e opções de escolha, ou para quem quiser fazer dois meses de dieta, em vez de apenas um.

BREAKING FREE  - How I Escaped from my Father - Warren Jeffs – and the FLDS, Rachel Jeffs and Elizabeth Stein 
Um impressionante relato sobre os meandros da seita mormon Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A autora é a filha mais velha do ex-presidente, o autoproclamado profeta Warren Jeffs, detido em 2005, constando da lista dos 10 mais procurados do FBI. Em 2011 foi condenado por pedofilia a 20 anos de cadeia. A sua detenção, julgamento e condenação foi notícia em todo o mundo. Na voz de Rachel Jeffs o leitor penetra no âmago da seita poligâmica secreta, conhecida pelos casamentos arranjados entre meninas menores de idade e homens muito mais velhos.  A autora descreve os abusos sexuais de que foi vítima pelo próprio pai, os castigos que sofria, incluindo ser trancada nunca casa à parte, longe dos filhos, e como arranjou coragem para fugir, em 2015. 

INFANTIL & JUVENIL

Janeiro
 AS PROVAÇÕES DE APOLO – A PROFECIA NEGRA, Rick Riordan 
O 2.º volume da nova trilogia do autor, que retoma as aventuras do último livro da série anterior Os Heróis do Olimpo.

ADORO YOGA, Lorena Pajalunga 
Um livro prático e muito apelativo sobre uma actividade cada vez mais na moda, tanto para crianças como para adultos. Este livro, desenvolvido em colaboração com a Associação Italiana de Yoga para Crianças, explica passo a passo várias posições inspiradas em animais que as crianças adoram.

Fevereiro
EJ GIRL HERO, Susannah McFarlane    
O primeiro livro de uma colecção especialmente recomendada para quem começa a descobrir o prazer de ler. A protagonista é Emma Jacks, uma menina de 10 com a particularidade de ser também a agente especial EJ12, na agência SHINE.

STAR WARS – O LIVRO DO FILME  
Descobre a história completa de Star Wars: Os últimos Jedi, o oitavo episódio da saga de ficção científica com mais êxito de todos os tempos.

STAR WARS – CHEWIE E OS PORGS   
O Chewbacca viajou para uma misteriosa ilha do planeta Ahch-To com a sua amiga Rey para encontrar o famoso cavaleiro Jedi Luke Skywalker. Mas não esperava encontrar os porgs, e agora vão ter de aprender a partilhar o seu território com o poderoso Wookiee.

O CURIOSO JOGO DO DR. ALBERTO, Rita Vilela 
Uma história relacionada com as alergias, que cada vez afectam mais crianças. Narrada com uma metáfora entre a situação clínica e um jogo que a criança enfrenta na vida real, este livro ilustrado tem ainda um jogo de tabuleiro original para jogar em grupo e que contribui para transmitir e reforçar algumas noções básicas sobre as alergias. Conta com o apoio científico da SPAIC – Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

OS HERÓIS DE ANDÓSIA (1.º VOL.), Rita Vilela 
 Primeiro livro de uma trilogia juvenil. Uma história cativante onde, para além da componente de fantasia e aventura (em que uma adolescente é chamada para ajudar a salvar um mundo paralelo, ao qual se encontra ligada por laços familiares que desconhece), pretende sensibilizar de uma forma subtil para a questão dos preconceitos e da forma como olhamos os idosos e os deficientes.

Março
HISTÓRIAS DE MOCHO (1.º e 2.º VOLS.), Margarida Fonseca Santos 
Uma colecção sobre as emoções e os caminhos que se podem seguir para as gerir. Com belas ilustrações, cada história começa e termina em verso e, cada livro tem ainda uma história extra para as crianças que gostam de pedir «só mais uma» antes de dormir. 

ENCANTO – A MAGIA DAS RECORDAÇÕES, Tea Stilton  
O terceiro livro da nova série regressa com mais uma aventura. As cinco princesas continuam a frequentar a Academia Real quando recebem um pedido inesperado de ajuda: os animais mágicos, sempre ao seu lado contra os ataques de Egor, foram feitos prisioneiros pelo poderoso feiticeiro. 

TRANÇAS, COQUES E APANHADOS, Joël Benjamin 
Um livro muito prático que apresenta 30 penteados exemplificados passo a passo com fotografias e explicações. Desde tranças básicas a penteados de assombrar, dicas profissionais e técnicas vão ajudar todas as meninas a ficar prontas num instante. 

ZACH KING  (1.º VOL.) 
Início da fantástica trilogia da autoria de Zach King, um conceituado Youtuber, reconhecido mundialmente pelos seus vídeos de efeitos especiais mágicos. Inclui ilustrações e diversas páginas de banda desenhada intercaladas na narrativa que ganham vida em 3D, através da app de realidade aumentada desenvolvida especificamente para esta colecção.     

                       

0 comentários: