06/12/2017

Sinto a tua Falta, de Kate Eberlen



Opinião:
Às vezes quando ando com menos vontade de ler, pego em livros que julgo serem de leitura leve, propícios à minha disposição de momento, este foi um deles, mas apresentou-se diferente daquilo que estava a pensar.
A história gira em torno de dois personagens Tess e Gus, que se cruzam por breves momentos quando ambos têm dezoito anos, entretanto passam-se dezasseis anos, cada um seguiu um rumo diferente, com uma vida cheia de percalços pelo meio, e, quer o destino que se cruzem de novo passados estes anos todos.
Mas se pensamos que a narrativa vai ser com um enredo dedicado ao típico cliché de amor e romance entre os personagens, estamos enganados, não é nada disso, é antes sobre a vida de cada um, das decisões que tomaram ao longo dos anos.
Em capítulos alternados temos a vida destes protagonistas durante dezasseis anos, com todas as vicissitudes que a vida lhes vai ofertando e cada um à sua maneira tenta contorná-las da melhor forma, nem sempre fazem ou tomam a atitude correcta, mas é mesmo assim que o ser humano reage.
Posso dizer que não criei grande empatia por Tess e Gus, mas gostei de Hope a irmã de Tess, porque senti em muitos momentos durante a leitura uma enorme vontade de abanar ambos os personagens, gostava que tivessem mais atitude, que fossem mais fortes e menos permissivos a permitir que fossem os outros a controlar ou a tomarem decisões por eles.
Este livro é sem dúvida uma história de amor impossível, sobre encontros e desencontros, mas também sobre o que a morte faz a quem fica, sobre cancro, alcoolismo, sobre a síndrome de Asperger, sobre todos os obstáculos que a vida nos trás e a capacidade de cada um de nós saber supera-los.
É cativante, e como a escrita da autora é muito fluida, faz com que se leia este livro com rapidez, o final podia ter sido melhor, na minha maneira de ver foi algo apressado, mas no geral a sua história agarra-nos sem dúvida. Por isso gostei.

(Lido no final de Setembro, daqueles livros que me parecem de surpresa cá a casa) 


0 comentários: