23/01/2018

Conclave, de Robert Harris



Opinião:
Conclave é a minha estreia com este autor, confesso que gosto de ler sobre o mundo do Vaticano, e neste thriller Robert Harris deu-nos um vislumbre de como se processa a eleição mais secreta do mundo, a de um Papa, e de todas as formalidades necessárias para a mesma.
Uma cerimónia que tem as suas regras, onde são escolhidos a dedo os cardeais que vão eleger o novo Papa, ficam completamente isolados do mundo e a votação realiza-se na Capela Sistina, existe um ritual que é levado a muito a sério em torno desta eleição.
E  o autor conseguiu criar num ambiente muito restrito, quase claustrofóbico, um enredo fascinante, mas quanto mim onde foi mestre foi na construção e caracterização dos personagens, densas, cheias de personalidade, também o facto de haver em torno delas uma áurea de mistério, faz com que o leitor duvide, suspeite de certos e determinados protagonistas, eu ficava a pensar estes homens deviam estar perto da perfeição, praticando os ensinamentos da Bíblia que lhe são incutidos na mente, e não praticarem certos actos, mas, voilá sabemos que são humanos e como tal o pecado está igualmente neles.
A sua ambição, as intrigas, a movimentação por detrás dos bastidores, onde não olham a meios para atingir os seus fins, a politica, as divisões, os grupos, os interesses, demonstra o quanto o ser humano é imperfeito. A acrescentar a tudo isso, foram surgindo surpresas pelo meio, que não estamos à espera,  segredos que vão sendo revelados durante a narrativa, que fazem o leitor suspeitar de tudo e dos todos, a certa altura já não sabia em quem confiar, mas é isso mesmo que gosto num bom livro, que tenha ritmo e suspense.
Por tudo isto, só posso dizer que se gostam de um bom thriller sobre religião, em especial sobre o Vaticano, leiam, pois vão gostar certamente, tanto quanto eu gostei, pois é viciante e lê-se num ápice, muito bom.

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença


0 comentários: