26/03/2019

Sr. Mercedes, de Stephen King


Opinião:              
Sr. Mercedes, foi a minha estreia com o Stephen King, o facto de até hoje não ter lido os seus livros foi porque são do género terror, com o qual não me identifico, apesar de ler muitos policiais e thrillers que chegam a chocar de tão gráficos que são, mas acho que não seja o mesmo.
O livro começa com um personagem que se autodenomina como «O Assassino do Mercedes», que comete um massacre numa feira de emprego, assassinando a sangue frio oito pessoas e ferindo outras quinze, e descobre que isso lhe dá um enorme prazer, e o problema é que ele não quer parar.
Por outro lado temos um polícia reformado, Bill Hodges, que não consegue desligar a mente desse caso, nunca chegaram a descobrir o assassino, alguns meses depois chega-lhe às mãos uma carta cujo o conteúdo anuncia um novo massacre de forma provocatória, resolve meter mãos à obra e investigar quem está por detrás, e vai ter que o fazer numa corrida contra o tempo se quer impedir, reformado e sem recursos, e com alguém cuja mente está sempre um passo à frente, Hodges vê-se numa missão impossível.
Mas é aqui que entram dois personagens que o vão ajudar,  um jovem rapaz e uma mulher,  que unem os seus recursos para o ajudar, ambos nada convencionais, mas quanto a mim são eles que dão vida a esta trama e a tornam empolgante, nesta odisseia de descobrir quem é o assassino, se por um lado um tem a parte intelectual, brinca com os computadores, com a Internet, que usa para ajudar, ela, desequilibrada emocionalmente, tem a intuição feminina, é audaz e uma mais valia nesta investigação, o que complementa este trio, num jogo do gato e do rato.
Como é narrado do ponto de vista do policia e do assassino, alternadamente, o leitor sabe quem é este tresloucado, este psicopata, que adora matar, mas não tira de maneira alguma o suspense, pois quem o faz é alguém com uma mente doente, mas com uma perspicácia, que não se deixa apanhar.
Gostei bastante dos personagens, acho que estão bem construídos, e o facto de se juntarem para apanhar o assassino está bem conseguido, a escrita do autor é muito boa, fiquei fã, li num ápice, pois prende do inicio ao fim, viciante mesmo, quero ler esta trilogia toda.
E o final promete, deixou-me a pensar, não, não pode ser…

E tenho que conseguir ver a serie que está disponível no AXN Now em VOD. 







0 comentários: