30/07/2010

Um ídolo - Che Guevara

Nasceu a 14 de Junho de 1928, em Rosário, Argentina. Faleceu em 9 de Outubro de 1967.
Depois de se ter formado em medicina, tornou-se um revolucionário envolvendo-se em actividades políticas contra o ditador argentino Juan Perón.
Depois combateu activamente a ditadura que vigorava na Guatemala, até à sua deposição. Nessa altura conheceu Fidel Castro, em 1955 juntando-se a ele na luta contra o ditador cubano Fulgêncio Batista. Na Serra Maestra, com Fidel e Raúl Castro, inicia uma estratégia de guerrilha que conduzirá à queda do regime ditatorial e corrupto de Batista, em 1959.
Homem de acção, recusou as benesses e honrarias que o regime de Castro lhe proporcionaria e voltou à luta, procurando defender abnegadamente as suas causas: a liberdade e a justiça social. Na sequência dessa luta, acabou por ser preso na Bolívia, na altura liderada por mais um ditador corrupto e apoiado pelos EUA, René Barrientos. A sua covarde execução terá envolvido agentes da CIA.
O seu corpo só foi encontrado em 1997 em Vallegrande, na Bolívia, tendo sido transladado para Cuba onde foi recebido por um povo que ajudara a libertar e que o elevou, com toda a justiça, ao estatuto de herói nacional e mundial.
Uma das mais belas homenagens alguma vez feita a este enorme ser humano foi esta canção, sentida e belíssima, de Compay Segundo, que imortalizou a expressão “HASTA SIMPRE COMANDANTE”:

0 comentários: