13/10/2010

Selecção: a revolução tranquila

Antes de mais, devo dizer que tenho tanto respeito pelos/as comerciantes de peixe como por qualquer outra profissão, desde que exercida com honestidade. No entanto, não há expressão que melhor defina o que se está a passar com a selecção nacional do que esta: acabou a peixeirada, a selecção começou a jogar futebol e a ganhar jogos.
Paulo Bento diz que o mérito é dos jogadores. Mas não só: o mérito é também dele próprio que sabe estar calado como ninguém. Afinal de contas, ele trouxe a tão propalada “tranquilidade”.
As polémicas em torno de Carlos Queirós atingiram os píncaros do ridículo, desde o debate em torno da definição teórica do que é considerado “palavrão” até a insinuações sobre as opções partidárias do seleccionador (é sabido como estas coisas ainda contam para algumas mentes menores).
Vivemos num país que adora polémicas e por isso o conceito de “espectáculo” envolve também grandes debates nacionais como “as mulheres de Cristiano Ronaldo”ou “os palavrões de Queirós”. Por todo o lado, interesses particulares determinam opções e fazem nascer polémicas onde a competência das pessoas é o que menos pesa na balança. Em vários aspectos da vida nacional, caminhamos de olhos vendados para a estupidificação da sociedade. O que se passou na selecção passa-se em toda a vida nacional: promovem-se guerras para promover vinganças pessoais, instalam-se polémicas para favorecer este ou aquele. Depois, alguma imprensa sensacionalista parece cada vez mais apostada em alinhar nestas polémicas de espectáculo mediático, fugindo a sete pés daquilo que mais ameaça os poderes instalados: a verdade dos factos. Um exemplo muito simples: hoje, no dia em que escrevo, todos os noticiários falam do heróico e espectacular salvamento dos mineiros no Chile. Mas toda a gente ignora que a empresa mineira afirmou não ter dinheiro para lhes pagar os salários. Se daqui a um ou dois meses muitos destes “heróis” estiverem a passar fome, isso não aparecerá nos noticiários; porque não dá espectáculo!
(caricatura de Paulo Bento retirada do site http://www.goncaricaturas.com/)

0 comentários: