05/11/2010

3ª Leitura Conjunta do Blogue - O Deus das Pequenas Coisas - Arundhati Roy

O blogue vai realizar a 3ª leitura conjunta. O livro escolhido foi "O Deus das Pequenas Coisas" de Arundhati Roy.
Os visitantes do blogue que desejarem efectuar a leitura connosco, poderão depois colocar os seus comentários no local apropriado para os comentários e assim poderemos discutir os diferentes pontos de vista.
A data para a publicação dos comentários foi agendada para a 2ª semana de Dezembro.

Sinopse: O Deus das Pequenas Coisas é a história de três gerações de uma família da região de Kerala, no sul da Índia, que se dispersa por todo o mundo e se reencontra na sua terra natal.

Uma história feita de muitas histórias. A histórias dos gémeos Estha e Rahel, nascidos em 1962, por entre notícias de uma guerra perdida. A de sua mãe Ammu, que ama de noite o homem que os filhos amam de dia, e de Velutha, o intocável deus das pequenas coisas. A da avó Mammachi, a matriarca cujo corpo guarda cicatrizes da violência de Pappachi. A do tio Chacko, que anseia pela visita da ex-mulher inglesa, Margaret, e da filha de ambos, Sophie Mol. A da sua tia-avó mais nova, Baby Kochamma, resignada a adiar para a eternidade o seu amor terreno pelo Padre Mulligan..Estas são as pequenas histórias de uma família que vive numa época conturbada e de um país cuja essência parece eterna. Onde só as pequenas coisas são ditas e as grandes coisas permanecem por dizer.

O Deus das Pequenos Coisas é uma apaixonante saga familiar que, pelos seus rasgos de realismo mágico, levou a crítica a comparar Arundhati Roy com Salmon Rushdie e García Márquez.

Sobre a autora: Arundhati Roy cursou arquitectura na Universidade de Deli e foi autora de guiões para séries televisivas e filmes. Com este seu primeiro romance – traduzido em dezasseis línguas e que constituiu um acontecimento literário em todos os países em que foi publicado – obteve o Booker Prize de 1997.

Boas leituras ;)

6 comentários:

susemad disse...

Li este livro há uns bons anos!
Já não me recordo bem da história, mas sei que gostei de o ler.
As vossas opiniões irão com certeza avivar-me a memória! ;)
Boa leitura conjunta!

NLivros disse...

Um livro "pesado" para uma leitura conjunta.
Fico na expectativa acerca das opiniões e do andamento da leitura.

Anónimo disse...

Tenho esse livro há anos, comprei-o quando saiu, mas é mais um dos muitos que foi ficando de lado por falta de tempo para o ler.
Hei-de lê-lo, se antes não for, há-de ser ,como costumo dizer, quando me reformar.
Tenho tentado ser mais disciplinada com a gestão do meu tempo, mas não consigo ler como vocês aí nos blogues - tenho um bocadito de inveja - mas as opiniões que vou lendo por aqui têm-me ensinado e têm-me proporcionado a leitura de livros de que gostei muito e que não teria escolhido sem estas opiniões.
Há menos de um ano que comecei a vir aqui aos blogues e já sou um pouco viciada.É como encontrar amigos.
Bom fim-de-semana
Isabel

Unknown disse...

TonsdeAzul,
Se gostaste acho que também vou gostar :) vamos ver, vamos ver...

Iceman,
"Pesado"? ops...
Não queres fazer a (re)leitura connosco? :D

Isabel,
Olá Isabel que bom que a temos como visitante :)
Olha, também desde que tenho blogue aconteceu duas coisas, Consigo, de acordo com as opiniões lidas, ler livros que há partida me interessam, mas passei a comprar o dobro dos livros que comprava anteriormente e muitos ainda não li. Digamos que vou numa estante por ler :(
Como tens este livrinho, porque não o lês? Assim podíamos todos partilhar opiniões ;)
Beijinhos a todos!

NLivros disse...

Já o li há uns anos e recordo-me que tive alguma dificuldade, pois a autora vai interligando as várias histórias de uma forma que achei confusa e sujeita a várias interpretações, por isso é que é interessante ler os vossos comentários.
Declino o convite para participar, mas deixei de o fazer de uma forma virtual. Agora só se for leitura conjunta presencial em ´tertúlias mensais, pois confesso que tenho quase uma centena de livros por ler e o tempo é pouco.
Abraço!

Unknown disse...

Iceman,
Uma centena por ler :P
(eheh)isto não me é estranho. Eu já vou numa estante por ler :( paciência...
Abraço
Paula