15/11/2010

Livro - José Luís Peixoto

A minha opinião:
Normalmente, quando leio algo de José Luís Peixoto nunca sei bem o que escrever, porque até ler "Livro" os seus livros sempre me tocaram de forma especial e sinto que não consigo expressar o que me vai na alma. No entanto e infelizmente, sei o que escrever sobre "Livro": desiludiu-me :( não me cativou como todos os outros do autor. JLP é um dos meus autores de eleição, gosto do seu estilo de escrita, uma prosa poética em que o tom dramático está carregado de sentimentos que nos tocam de forma especial. É impossível ficar indiferente. Se nunca tivesse lido nada do autor, ia gostar desta obra, mas conhecendo alguns dos seus livros anteriores como: Cemitério de Pianos, Morreste-me, Nenhum Olhar... sinto que a diferença de estilo neste "Livro" que contrasta com a que nos tem habituado não lhe favoreceu, mas esta é simplesmente a minha opinião e vale o que vale. "Livro" fala-nos da emigração portuguesa para França e tudo o que isto implica, a saudade da terra, dos amigos, a habituação a um país novo, as dificuldades da adaptação. Fala-nos também de amor e da força de um sentimento verdadeiro... mas já não houve quem nos falasse de emigração e de amor? Falta em "Livro" o toque especial de Peixoto que o distingue de todos os outros autores! O final do livro consegue surpreender, mas fica longe de ser uma obra única e especial como José Luís Peixoto nos tem habituado. Talvez eu tenha partido para a leitura deste "Livro" com expectativas muito altas. O passado de JLP como escritor e o Marketing fizeram com que este livro estivesse "condenado" ao sucesso mesmo antes de chegar às livrarias!

4 comentários:

Unknown disse...

O direito de não gostar é inquestionável! Há até quem não goste do S. C. de Braga, imagine-se :)
A sério, os livros não são vacas sagradas. Eu adorei este livro, mas admito que não agrade a todos... é a vida :)

Ângelo Marques disse...

Olá Paula,
Concordo com o Manuel se há quem não goste do meu Braguinha, por raio havíamos de gostar todos dos mesmos livros, livros melhores viram e do JLP, garantido.

Paula disse...

Oh colegas, para que saibam sou do BENFICA!!!!!! Captaram??
:)
Quanto a "Livro", estou desejosa de ler outro do Peixoto para falar dele como gosto :P
Abraços benfiquitas (ahahah)

Unknown disse...

Quê???? Ou como se diz agora, kkkk???
Ben... quê???
Não m'acradito, caraigo! Não pode ser! A Paula é desse clubezito do qual eu não consigo dizer o nome?
Nem vou dormir sossegado...
Mas um dia, Paula, um dia verás a Luz! Um dia descobrirás que só o ENORME S. C. de Braga é real; tudo o resto é ilusório, é fantasia, é o vácuo... pó e nada!
Abraços BRACARENSES!