10/11/2010

Loucura Azul - Paulo Alexandre e Castro

Sinopse:
O que podem ter em comum um jovem pintor, um agente secreto da ex-URSS, uma professora universitária e dois agentes do SIS?
A resposta a esta e outras questões reside na fantástica vida azul de Maurizio.
Maurizio Biancusi é um jovem pintor que volta à faculdade. Conhece Sylviane Rochas professora universitária dada a práticas pouco convencionais. Envolvem-se apaixonadamente, levando Maurizio a viver uma nova e intensa vida.
Tudo se complica quando conhecem Vlamidir Gordchenko, um suposto escritor russo, que os levará em desespero a cometer um crime. Ao mesmo tempo, Maurizio e Sylviane são seguidos por dois agentes do SIS, Beno e Guido, que desconfiam da troca de mensagens operada nas obras de arte de Maurizio. São eles que o vão acompanhar sempre, mesmo quando Maurizio constata que afinal Sylviane nunca existiu…Paixão, sedução, assassínio e mistério são alguns dos ingredientes que fazem de Loucura Azul um livro original, apaixonante e intenso
.
Sobre o autor:
Paulo Alexandre e Castro, nasceu em Lisboa em 1970. Licenciou-se em Filosofia pela Fac. de Letras da Univ. de Lisboa e obteve na mesma Faculdade o grau de Mestre em Filosofia, na área de «Fenomenologia e Hermenêutica» em 2005. Ingressou de seguida no Curso de Doutoramento em «Estudos Filosóficos» na Fac. de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa.
Tem diversos artigos/ensaios publicados em actas de colóquios e nas principais revistas da especialidade. Como conferencista participou em vários colóquios em locais como a Fundação Calouste Gulbenkian, a FLUL, a FCSH-UNL, o Instituto Piaget, a Fac. Filosofia da Univ. Católica, a Univ. da Beira Interior. É membro do Centro de Filosofia da Univ. de Lisboa, e associado da Amnistia Internacional, da Soc. Port. de Filosofia, da Soc. Port. de Ciências Cognitivas e da Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras, cidade onde reside. Tem o curso livre de pintura no IADE e participou em diversas exposições colectivas e bienais.Loucura Azul é o seu primeiro romance.
.
A minha opinião:
Loucura azul, é uma história cheia de acção, suspense e mistério. Também de amor, dependência e devaneios... Devaneios reais, devaneios imaginários. A realidade versus imaginação está presente em toda a narrativa. Maurizio, jovem pintor, conhece Sylviane sua professora na universidade e por ela apaixona-se. Vivem momentos incríveis que passando pelo romance acabam no assassinato de Vladimir que com eles viveu a experiência filosófica da possessão dos corpos. No seguimento do assassinato, Maurizio e Sylviane são investigados por dois agentes e é exactamente quando surgem estes dois personagens que Maurizio questiona tudo à sua volta e descobre a sua triste realidade... Uma realidade que já não é azul, mas cinzenta tal como o diário onde passa a registar toda a sua saudade pela amada. No início da narrativa, há uma frase chave que acaba por caracterizar toda a história/vida de Maurizio "a solidão anuncia-se com tortuosos pensamentos que cobrem paisagens que dissimulam horizontes que enfurecem deuses escondidos da consciência. Uma paisagem interior que se desenha com mais intensidade à medida que diminui a distância da chegada a nenhures" Paulo Alexandre e Castro oferece-nos assim, uma história que prende do início ao fim do romance, com uma linguagem fluída e de acções envolventes, dando origem ao incessante questionamento sobre o que é real e o que é imaginário, uma leitura que gostei bastante, o meu livro ficou cheio de sublinhados e anotações devido às frases marcantes que "povoam" toda esta narrativa :) Aconselho!
(comentário também publicado no blogue ...viajar pela leitura...)

2 comentários:

Unknown disse...

Eu VOU LER este livro!
Mais uns euros para a Fnac :( e mais um livro para a pilha de espera :)

Paula disse...

:) acho que vais gostar!