17/03/2011

Pele - Mo Hayder

Opinião: Na sequencia do sucesso anterior da autora (Ritual), este é um verdadeiro livro de suspense. Embora em alguns aspectos a narrativa tenha algumas ligações com essa obra, Pele apresenta-nos um enredo independente mas com a mesma intensidade dramática do antecessor. A forma como a autora explora a incerteza da narrativa transmite ao leitor uma vontade de prosseguir a leitura como acontece nos melhores romances policiais.No entanto, este livro é algo mais que um romance policial. Mo Hayder mergulha de forma intensa no espírito das personagens, criando ligações fortes entre a mente do leitor e o espírito dessas personagens. Por outras palavras, trata-se de um livro muito envolvente, constituindo uma certa transição entre o romance policial e o thriller psicológico.
Mau grado os assuntos, por vezes verdadeiramente dramáticos, permanece sempre uma dimensão humanista na forma como a autora nos apresenta determinados dilemas. Tais assuntos são, muitas vezes, verdadeiramente revoltantes para a sensibilidade do leitor, expressando toda a maldade que pode envolver o comportamento humano.
O ritmo narrativo chega a ser impressionante. No entanto, nunca deixa de haver margem para a reflexão. O crime não é um acontecimento isolado de todo um contexto psicológico e social em que as personagens estão inseridas. Todo esse contexto é explorado pela autora de forma muito eficaz, fazendo deste livro uma leitura intensa e envolvente, se bem que alguns episódios possam ferir a sensibilidade do leitor.
Em suma, sem ser uma obra-prima, é um livro que vale a pena ser lido por quem gosta do género. .
Comentário também publicado no viajar pela leitura

0 comentários: